Indícios de Oiro II
Colige-se, neste livro em dois volumes, um vasto acervo de textos ou já publicados em revistas ou jornais ou apenas dados a conhecer em colóquios ou apresentações públicas de livros, cobrindo um período de cerca de dez anos de actividade do autor e abrangendo áreas diversas: autores portugueses, de Camões, passando por Camilo, Eça, Júlio Dinis, até nomes mais recentes, tanto no campo da ficção, como no da poesia ou do teatro; autores brasileiros (Machado de Assis); autores africanos de língua portuguesa; outros autores estrangeiros e, por fim, um grupo de textos sobre os tópicos mais diversos (censura, plágios, embustes, património, etc.). Tudo reflecte o gosto por uma leitura e releitura empenhadas e minuciosas não só dos textos já clássicos do nosso património cultural mas também o desejo de colocar a seu lado os que, ainda recentes, aspiram, de algum modo, a não desmerecer de a eles se verem associados.
| Editora | Imprensa Nacional Casa da Moeda |
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| Editora | Imprensa Nacional Casa da Moeda |
| Negar Chronopost e Cobrança | Não |
| Autores | Eugénio Lisboa |
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Uma Conversa SilenciosaUma Conversa Silenciosa, de Eugénio Lisboa, reúne 78 textos, breves ensaios sobre literatura, sobre escritores, sobre política cultural, sobre edição e editores. Ao longo de todos os ensaios perpassa a erudição do autor, o seu vasto conhecimento, não apenas das literaturas lusófonas mas também das literaturas de outras latitudes, nomeadamente de língua inglesa e francesa. Numa escrita elegante, onde o rigor da palavra se associa a uma enorme amplitude cultural, pontuada, por vezes, pelo episódio curioso ou pela citação oportuna, Uma Conversa Silenciosa é também um diálogo. Diálogo onde o leitor tem como interlocutor um dos maiores críticos literários portugueses. -
O Objecto Celebrado (Miscelânea de Ensaios, Estudos e Crítica)«Coligem-se aqui textos escritos ao longo de vários anos e para fins bastante diversos. Publicados, uns, lidos mas não publicados, outros, e outros, até, nem lidos nem publicados (por razões, às vezes, um pouco bizantinas). Se alguma coisa os une é o facto de o seu autor os ter sempre escrito por razões que nunca tiveram que ver com os «ventos dominantes». Saber remar contra a maré ou, mais perversamente, gostar de remar contra a maré, quando disso tiver que ser caso, é um dos vícios que o autor tem podido cultivar. O que vai de par com uma certa candura, que o mesmo autor tem o fraco de supor poder dar como virtude. «Todos os erros podem ser perdoados ao que possui uma perfeita candura», observou um grande poeta, Walt Whitman. Candura, por exemplo, ao falar de autores em que os «high-brow» preferem, com frequência, não reparar. Candura, mais intensa ainda: falar neles repetidamente, com atenção, com minúcia, com calor e com amor. Fazendo de conta que não dá pêlos protocolos em vigor, desprezando-os até, com uma certa alegria e não pouco «brio». Cada um goza como pode. E, se escrever não é sobretudo fruir, não é coisa que valha a pena. O autor procurou sempre, visto isso e os textos que seguem serão disso bom e amplo testemunho adoptar aquele «falar franco», um dom que Stendhal apreciava (além de que o possuía e em grau não pequeno).» Eugénio Lisboa -
Acta Est Fabula - Memórias I - Lourenço Marques (1930-1947)Primeiro volume das memórias de Eugénio Lisboa, uma das mais marcantes personalidades da vida cultural portuguesa, este livro transporta-nos até às décadas de 30 e de 40 do século XX e às suas vivências em Lourenço Marques. Primeiro testemunho de uma vida recheada de encontros e aprendizagens, este livro é também uma viagem no tempo e no espaço, que certamente rememorará a muitos tempos e lugares que continuam a ser referenciais. Ponto de partida para o recontar de uma vida e uma obra, este livro prende-nos como se tratasse uma narrativa ficcional. -
Acta Est Fabula - Memórias III - Lourenço Marques Revisited (1955-1976)Terceiro volume das memórias de Eugénio Lisboa, uma das mais marcantes personalidades da vida cultural portuguesa, este livro leva-nos numa viagem de cerca de vinte anos, os anos de maturidade de Eugénio Lisboa, e durante os quais conheceu, conviveu e fez amizade com alguns dos mais importantes intelectuais da vida cultural portuguesa, tais como José Régio, David Mourão-Ferreira, Jorge de Sena, Vitorino Nemésio, etc.. Continua assim o relato, como se de um romance se tratasse, de uma vida recheada de encontros e aprendizagens. Este é também um livro que proporciona uma viagem no tempo e no espaço, que certamente rememorará a muitos tempos e lugares que continuam a ser referenciais. -
Acta Est Fabula - Memórias IV - Peregrinação: Joanesburgo, Paris, Estocolmo, Londres (1977-1955)Quarto volume das memórias de Eugénio Lisboa, uma das mais marcantes personalidades da vida cultural portuguesa, este livro leva-nos numa viagem de cerca de vinte anos, os anos em que Eugénio Lisboa desenvolveu uma intensíssima atividade como Escritor, Professor e Diplomata, e durante os quais conheceu, conviveu e fez amizade com alguns dos mais importantes intelectuais da vida cultural portuguesa e internacional.Continua assim o relato iniciado no primeiro volume, como se de um romance se tratasse, de uma vida recheada de encontros e aprendizagens. -
Acta Est Fabula - Memorias V - Regresso a Portugal (1995-2015)Quinto volume das memórias de Eugénio Lisboa, uma das mais marcantes personalidades da vida cultural portuguesa, este livro leva-nos numa viagem de cerca de vinte anos, os anos em que Eugénio Lisboa vive em Portugal após a sua estadia em Londres Continua assim o relato iniciado no primeiro volume, como se de um romance se tratasse, de uma vida recheada de encontros e aprendizagens com algumas das mais marcante personalidades da cultura e nacional e internacional. -
Acta Est Fabula - Memórias II - Lisboa - 1947-1955Segundo volume das memórias de Eugénio Lisboa, uma das mais marcantes personalidades da vida cultural portuguesa, este livro leva-nos numa viagem de cerca de dez anos, os anos em que Eugénio Lisboa vive em Lisboa enquanto estudante e também em Portalegre, onde conhece uma figura marcante da sua vida: José Régio.Continua assim o relato iniciado no primeiro volume, como se de um romance se tratasse, de uma vida recheada de encontros e aprendizagens com algumas das mais marcante personalidades da cultura e nacional e internacional. -
Diário de Viagens Fora da Minha TerraNeste volume, que é simultaneamente um livro de viagens e um livro de memórias, o Autor, de alguma forma, complementa a publicação das Memórias propriamente ditas, transportando-nos numa viagem por algumas das cidades e países que mais o marcaram.Neste livro, escrito em forma de diário, Eugénio Lisboa partilha connosco algumas das suas opiniões, realizações e descobertas culturais.Trata-se de um volume de acutilantes observações de natureza vária que nos são transmitidas por um dos mais atentos e perspicazes intelectuais da nossa Literatura. -
Acta Est Fabula - EpílogoCom este volume, fecham-se as Memórias de uma das mais importantes personalidades da Cultura Portuguesa: Eugénio Lisboa. Ao longo dos vários volumes destas Memórias, verdadeiro marco editorial na recente história da Literatura Portuguesa, ficámos a conhecer as vivências e as experiências de um homem que foi uma testemunha privilegiada da vida cultural portuguesa ao longo dos últimos 70 anos. Estas Memórias concluem-se agora, num derradeiro volume que fecha com chave de ouro um trajecto de verdadeira paixão pelas Letras e pela Cultura, num registo que é simultaneamente objectivo, apaixonado e apaixonante. -
Aperto Libro - Páginas de Diário I - 1977-1990Depois da publicação das Memórias, Eugénio Lisboa revela-nos as páginas do seu Diário.Neste primeiro volume entramos na intimidade do Autor nos anos que medeiam entre o período pós 25 de Abril e o início da década de noventa, alturas em que Eugénio Lisboa foi professor em Estocolmo e adido cultural adstrito à embaixada portuguesa em Londres.Neste livro Eugénio Lisboa partilha connosco, para além do seu quotidiano, as vivências e os pensamentos de um intelectual que é uma das testemunhas privilegiadas da cultura portuguesa do nosso tempo.
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Esquerda e Direita: guia histórico para o século XXIO que são, afinal, a esquerda e a direita políticas? Trata-se de conceitos estanques, flutuantes, ou relativos? Quando foi que começámos a usar estes termos para designar enquadramentos políticos? Esquerda e Direita: guia histórico para o século XXI é um ensaio historiográfico, político e filosófico no qual Rui Tavares responde a estas questões e explica por que razão a terminologia «esquerda / direita» não só continua a ser relevante, como poderá fazer hoje mais sentido do que nunca. -
O PríncipeUm tratado clássico sobre a política ou a arte de bem governar que, embora tenha sido escrito no século XVI, mantém toda a sua atualidade, podendo facilmente transpor-se para os dias de hoje. Inspirado na figura de César Bórgia e na admiração desmedida que manifestava por ele, Maquiavel faz uma abordagem racional para aconselhar os aspirantes a líderes, desenvolvendo argumentos lógicos e alternativas para uma série de potenciais problemas, a forma de lidar com os domínios adquiridos e o tratamento a dar aos povos conquistados, de modo consolidar o poder. Obra de referência e de um pragmatismo radical e implacável. -
Obras Completas de Maria Judite de Carvalho - vol. I - Tanta Gente, Mariana - As Palavras PoupadasA presente coleção reúne a obra completa de Maria Judite de Carvalho, considerada uma das escritoras mais marcantes da literatura portuguesa do século XX. Herdeira do existencialismo e do nouveau roman, a sua voz é intemporal, tratando com mestria e um sentido de humor único temas fundamentais, como a solidão da vida na cidade e a angústia e o desespero espelhados no seu quotidiano anónimo.Observadora exímia, as suas personagens convivem com o ritmo fervilhante de uma vida avassalada por multidões, permanecendo reclusas em si mesmas, separadas por um monólogo da alma infinito.Este primeiro volume inclui as duas primeiras coletâneas de contos de Maria Judite de Carvalho: Tanta Gente, Mariana (1959) e As Palavras Poupadas (1961), Prémio Camilo Castelo Branco. Tanta Gente, Mariana «E a esperança a subsistir apesar de tudo, a gritar-me que não é possível. Talvez ele se tenha enganado, quem sabe? Todos erram, mesmo os professores de Faculdade de Medicina. Que ideia, como havia ela de se enganar se os números ali estavam, bem nítidos, nas análises. E no laboratório? Não era o primeiro caso? Lembro-me de em tempos ter lido num jornal? Qual troca! Tudo está certo, o que o médico disse e aquilo que está escrito.» As Palavras Poupadas (Prémio Camilo Castelo Branco) «- Vá descendo a avenida - limita-se a dizer. - Se pudesse descer sempre - ou subir - sem se deter, seguir adiante sem olhar para os lados, sem lados para olhar. Sem nada ao fim do caminho a não ser o próprio fim do caminho. Mas não. Em dado momento, dentro de cinco, de dez minutos, quando muito, terá de se materializar de novo, de abrir a boca, de dizer «vou descer aqui» ou «pare no fim desta rua» ou «dê a volta ao largo». Não poderá deixar de o fazer. Mas por enquanto vai simplesmente a descer a avenida e pode por isso fechar os olhos. É um doce momento de repouso.» Por «As Palavras Poupadas» vai passando, devagar, o quotidiano anónimo de uma cidade, Lisboa, e dos que nela vivem. type="application/pdf" width="600" height="500"> -
Memorial do Convento«Um romance histórico inovador. Personagem principal, o Convento de Mafra. O escritor aparta-se da descrição engessada, privilegiando a caracterização de uma época. Segue o estilo: "Era uma vez um rei que fez promessas de levantar um convento em Mafra... Era uma vez a gente que construiu esse convento... Era uma vez um soldado maneta e uma mulher que tinha poderes... Era uma vez um padre que queria voar e morreu doido". Tudo, "era uma vez...". Logo a começar por "D. João, quinto do nome na tabela real, irá esta noite ao quarto de sua mulher, D. Maria Ana Josefa, que chegou há mais de dois anos da Áustria para dar infantes à coroa portuguesa a até hoje ainda não emprenhou (...). Depois, a sobressair, essa espantosa personagem, Blimunda, ao encontro de Baltasar. Milhares de léguas andou Blimundo, e o romance correu mundo, na escrita e na ópera (numa adaptação do compositor italiano Azio Corghi). Para a nossa memória ficam essas duas personagens inesquecíveis, um Sete Sóis e o outro Sete Luas, a passearem o seu amor pelo Portugal violento e inquisitorial dos tristes tempos do rei D. João V.»(Diário de Notícias, 9 de outubro de 1998) -
Contos Completos e Outros TextosPela primeira vez, num único volume, toda a ficção curta de Marcel Proust. Proust deixou uma produção marcada pela sua extensa obra «Em Busca do Tempo Perdido», mas Proust não é só a sua imensa obra ficcional. Existem contos espalhados por diversas colecções de textos diversos («Os Prazeres e os dias» ou ainda «Pastiches et mélanges»), contos e histórias de juventude e ainda os famosos contos julgados perdidos, como «O Indiferente».«O Indiferente» é mesmo um dos melhores exemplos da importância da ficção curta de Proust: enviado para uma revista literária que abre falência antes da publicação do conto, foi considerado perdido pelo autor e pelo mundo até ao final dos anos 70, altura em que é redescoberto. Para surpresa dos especialistas, nas cerca de 20 páginas do conto estão patentes e condensados os grandes temas e questões levantados posteriormente em «... Tempo Perdido».Cerca de 1/3 dos textos que compõem esta edição são traduzidos pela primeira vez em língua portuguesa. -
Menina JúliaJúlia é uma jovem aristocrata que, por detrás de uma inocência aparente esconde um lado provocador. Numa noite de S. João, Júlia seduz e é seduzida por João, criado do senhor Conde e noivo de Cristina, a cozinheira da casa. Desejo, conflitos de poder, o choque violento das classes sociais e dos sexos que povoam aquela que será uma noite trágica. -
Minha Senhora de MimMinha Senhora de Mim , o nono livro de poesia de Maria Teresa Horta, foi editado em Abril de 1971 pela Dom Quixote, na colecção «Cadernos de Poesia». Em 3 de Junho seguinte, a editora foi objecto de um auto de busca e apreensão da obra por parte da PIDE/DGS, operação que foi extensiva a todas as livrarias do país. A proprietária da editora, Snu Abecassis, foi advertida por César Moreira Baptista, subsecretário de Estado da Presidência do Conselho, então ocupada por Marcello Caetano, de que a Dom Quixote seria encerrada caso voltasse a publicar qualquer obra de Maria Teresa Horta. -
Se Isto é Um HomemNa noite de 13 de Dezembro de 1943, Primo Levi, um jovem químico membro da resistência, é detido pelas forças alemãs. Tendo confessado a sua ascendência judaica, é deportado para Auschwitz em Fevereiro do ano seguinte; aí permanecerá até finais de Janeiro de 1945, quando o campo é finalmente libertado. Da experiência no campo nasce o escritor que neste livro relata, sem nunca ceder à tentação do melodrama e mantendo-se sempre dentro dos limites da mais rigorosa objectividade, a vida no Lager e a luta pela sobrevivência num meio em que o homem já nada conta. Se Isto é um Homem tornou-se rapidamente um clássico da literatura italiana e é, sem qualquer dúvida, um dos livros mais importantes da vastíssima produção literária sobre as perseguições nazis aos judeus.