José Afonso Textos e Canções
«A possibilidade de acesso à obra de um artista é a condição "material" para que ele nos seja presente; a publicação deste livro volta a permitir a descoberta do poeta José Afonso. A alteração mais importante que surge nesta edição reside numa nova sequência dos textos não musicados, e corresponde assim também ao desejo de José Afonso de ver publicada a sua obra poética de uma forma cronologicamente tão rigorosa quanto possível. Infelizmente, nem sempre pude corresponder a esse desiderato de forma indesmentível, já que o autor raramente datava os seus textos, e também porque, com a morte de Santos Barros, a identificação temporal dos poemas escritos entre Março e Agosto de 1981 (cerca de metade do corpus não musicado) se tomou impossível devido à sua dispersão no volume que aquele organizou. Mas o confronto com edições mais antigas dos textos de José Afonso, especialmente as coordenadas por Viale Moutinho (José Afonso, 1972 e 1975), em que são publicados poemas não musicados, bem como a datação de alguns textos, permitiram-me chegar a um critério cronológico fiável.»
Da Nota Prévia
| Editora | Relógio d' Água |
|---|---|
| Categorias | |
| Editora | Relógio d' Água |
| Negar Chronopost e Cobrança | Não |
| Autores | José Afonso |
-
Fados de CoimbraCD101 Saudades de Coimbra 02 Fado d'Anto 03 Senhora do Almortão 04 Mar Alto 05 Fado da Sugestão 06 Balada de Outono 07 Inquietação 08 Fado dos Olhos Claros 09 Vira de Coimbra 10 Crucificado -
Drawing Without Words - Guggenheim Helsinki MuseumThis proposal for the Guggenheim Museum in Helsinki highlights the relationship between art and architecture through the "NEST" form inspired on the piece "Sleeping-bird" from the designer Timo Sarpaneva. The design process had as a starting point the international constellation network of the Guggenheim Museums. It was extremely important to emphasize the interconnection between the Guggenheim Musems: NewYork, Bilbao, Venice and Abu Dhabi. Using a geometric process several meridians (by Google-Earth) were delineated departing from the existing locations converging into a unique "G/H-POINT" (Guggenheim Helsinki - Point), symbolically represented by the vertical Wind-Tower. The Museum is integrated into the city historic plan with the two grids direction from the urban context.The tree bridge, the walking roof and the patio reflects the nature and the lake, creating space to explore new public areas and green ideas. The project is an Open Art Box of Art and Architecture... -
CRSB - Conservatório Regional de Castelo Branco - Arquitetura de Integração, Música, Sons Invisíveis, Música Espelho da Arquitetura«Before a project for any abstract space destined to music conservatory, the architectural solution could have been found in the study of regularity, symmetry, proportions, harmony, it could be at the junction of fragmented spaces whith a proper resonance appropriate to each instrument, in the collage of several ideas or, on the contrary, in this case, we are facing a concrete work what registers the synthesis of the research over several years on the subject of recycling, recuse, readjust and reduce, creating a new environment where music and architecture merge into an innate harmony. I can not forget the words of Professor João Paulo (Professor of the Conservatory and Pianist), the new director of CRCB school, when he met me for the first time: ""The architect José Afonso knew the prior space and now I entered in this renovated space and felt a great harmony in all environments and a rhythm where music intersects whith architecture!..." -
Museu dos Têxteis - Museo de los Textiles"Que mejor local para experimentar la aplicación del textil a la arquitectura que el edificio donde, durante muchos años, se produjeron textiles, y donde se puede ahora redescubrir la manufacturación textil desde la clasificación de los hilos hasta la fabricación, con las antiguas máquinas nuevamente en funcionamiento…"
-
Luís Villas-Boas - O Pai do Jazz em PortugalLuís Villas Boas é unanimemente considerado o «pai» do jazz em Portugal. Nascido em Lisboa, a 26 de Março de 1924, numa família com fortes tradições musicais e ligada à cultura em geral.A ele se devem a criação do programa de rádio mais influente na divulgação do jazz, Hot Club, transmitido ininterruptamente entre 1945 e 1969, a organização das primeiras jam sessions, a autoria dos primeiros artigos de imprensa informados, a fundação das primeiras instituições jazzísticas nacionais - Hot Clube de Portugal, 1948; Discostudio, 1958; Luisiana Jazz Club, 1965 -, e a produção dos primeiros grandes concertos: Sidney Bechet, 1955; Count Basie, 1956; Bill Coleman, 1959.No final dos anos de 1970 teve um papel decisivo na promoção do ensino, fundando as escolas do Hot Clube de Portugal - onde se têm formado nos últimos cerca de 50 anos as sucessivas gerações de músicos que mantêm o jazz como um género musical vivo -, e do Luisiana Na década de 1980, juntamente com Duarte Mendonça, viria a ter os seus próprios programas de jazz - Aqui Jazz (1978-1979), Jazz Magazine (1978-1979), Club de Jazz (1982-1985) e Jazz para Todos (1986).Para celebrar o 100 º aniversário do nascimento de Luís Villas Boas este livro reúne uma primeira narrativa biográfica e, através de 70 entrevistas à imprensa, rádio e televisão, dá-lhe a palavra, acompanhando a evolução do seu pensamento e acção ao longo de quase 50 anos, bem como o percurso do jazz no Portugal do século XX. -
A Linguagem MusicalCompositor e escritor, Boucourechliev evoca algumas das grandes etapas da linguagem musical, mas também esclarece o fenómeno da música, os mecanismos íntimos da composição e da audição. -
Olhares Sobre a Música em Portugal no Século XIX Ópera, virtuosismo e música doméstica[Olhares sobre a música em Portugal no século XIX] é um volume repleto de informação inédita e profundamente estimulante para todos os que se dedicam aos estudos artísticos e culturais em Portugal, cuja leitura vem demonstrar a riqueza e complexidade de uma época à qual começamos enfim a prestar justiça. Com este livro, ficamos a dever à autora a confirmação inequívoca de que a história da música em Portugal no século XIX merecia, de facto, ser contada. [Paulo Ferreira de Castro]. -
Rock in Rio - Eu FuiUm livro que o pode ajudar e aconselhar a mudar a sua vida neste tempos difíceis.Vários