Justine ou Os Infortúnios da Virtude

17,00 €
Envio previsto até

Justine ou Os Infortúnios da Virtude (1791) é provavelmente o mais importante romance de Sade. Figura concebida apenas para demonstrar a sua tese pessimista sobre as consequências da virtude, a protagonista é violada, aviltada, presa por falsas acusações e, por fim, maltratada por toda a sociedade, funcionando como espelho da corrupção moral circundante. Devemos a Sade, como lembrou Pierre Klossowski, «a denúncia vigorosa das forças obscuras camufladas em valores sociais pelos mecanismos de defesa da colectividade».

Contra essas forças obscuras, Sade lançou o seu grito desesperado: «Estou excluído da pureza porque a quero possuir. Não posso deixar de desejar a pureza, e por isso sou impuro.»

Detalhes
Editora Antígona
Categorias
Editora Antígona
Negar Chronopost e Cobrança Não
Autores Marquês de Sade
Marquês de Sade

Escritor francês (1740-1814), a sua obra só viria a ser revalorizada no início do século, com Apollinaire e os surrealistas. Em Sade, o Surrealismo descobriu o reivindicador de uma liberdade total face à sociedade. De salientar os romances Cent Vingt Journées de Sodome (Cento e Vinte Dias de Sodoma, 1782-1785), Justine ou les Malheurs de la vertue (Justina ou as Infelicidades da Virtude, 1791), Philosophie dans le Boudoir (1795) e L'Histoire de Juliette et sa sœur (1797), em que às cenas de libertinagem se assimila uma peculiar forma de reflexão filosófica.

Partilhar
Book Search
Livros dos mesmos Autores Ver Todos
Top Vendas da categoria Ver Todos