Natália
O novo romance de Helder Macedo apresenta-se sob a forma de um diário, escrito na primeira pessoa, Natália, durante três períodos críticos da sua vida. Este relato, inicialmente respondendo ao irónico desafio de um autor que ela entrevista na televisão, depressa passa a ser uma forma de reunir pistas que lhe permitam responder à pergunta: «Quem sou eu?». Órfã de pai e mãe, assassinados estes na Argélia pouco antes de 1974 pela polícia secreta portuguesa, Natália construiu as suas memórias em torno do que lhe contou e, obliquamente, sugeriu a figura tutelar do avô materno. Quando este morre, ela encontra numa pasta os documentos relacionados com o seu nascimento e três misteriosas fotografias de uma jovem que pensa ser a mãe. Mais tarde a introdução de uma nova personagem feminina confere outra dinâmica ao questionamento de Natália. Através da intensa relação que as une, Fátima, introduzindo a possibilidade de uma outra leitura dos acontecimentos, vai levar Natália a desconstruir o mito que em grande parte o avô contribuiu para criar.
| Editora | Presença |
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| Coleção | Grandes Narrativas |
| Categorias | |
| Editora | Presença |
| Negar Chronopost e Cobrança | Não |
| Autores | Helder Macedo |
Autor de uma vasta obra ensaística e cronista, Helder Macedo é também romancista e poeta, com obra traduzida para várias línguas. Foi secretário de Estado da Cultura, no governo de Maria de Lourdes Pintasilgo, e é membro efectivo da Academia das Ciências de Lisboa.
Em Londres, onde reside, foi titular da Cátedra Camões e é professor emérito de Português no King's College. Professor visitante em várias universidades, entre as quais Harvard, Universidade Federal do Rio de Janeiro, École des Hautes Études en Sciences Sociales e Universidade de Santiago de Compostela, o autor é também honorary research fellow na Universidade de Oxford.
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Poemas Novos e VelhosHelder Macedo é um dos mais prestigiosos autores da língua portuguesa, como ficcionista, crítico literário, ensaísta e, menos frequentemente, poeta. Publica-se, agora, esta coletânea da sua poesia, até à data dispersa em livros distintos, oferecendo ao leitor a possibilidade de conhecer o essencial da sua produção poética, que ilumina o todo da sua obra. Poemas Novos e Velhos organiza-se segundo ordem inversa da publicação dos sucessivos títulos de poesia que tem vindo a escrever desde 1956 até ao presente, incluindo uma sequência de poemas inéditos, «Colagens» (2010-11), a abrir este esplêndido volume. -
Tão Longo Amor, Tão Curta a VidaNeste novo romance de Helder Macedo, um thriller psicológico, o narrador é um escritor português que vive em Londres. Uma noite recebe uma inesperada visita de um amigo diplomata seu compatriota que tinha ido participar numa conferência sobre o Médio Oriente e que lhe pede abrigo, alegando encontrar-se em perigo porque tinha fugido depois de ter sido sequestrado por uma mulher e um homem mais velho. A sua história é tão inverosímil que o escritor decide, em vez do novo romance que tinha iniciado, criar uma versão ficcional do que poderia ocultar-se por detrás do que o amigou lhe contara. Quando o diplomata volta a Londres, o escritor confronta-o com a sua reconstrução da história. As consequências são dramáticas e imprevisíveis. -
RomanceRomance , título deste longo poema, é a narrativa de uma peregrinação iniciática entre as sombras do sonho nos corpos do desejo, entrecruzando memórias, mitos, despojos de guerra no exílio da vida, ecos bucólicos de Bernardim Ribeiro, autoestradas nos subúrbios das cidades sitiadas e amores tão antigos como o tempo do mundo.Helder Macedo, uma das vozes mais marcantes da literatura de língua portuguesa contemporânea, apresenta-nos no seu novo livro Romance , escrito no ano em que completa oito décadas, uma obra inovadora que não deixará de surpreender, uma vez mais, os leitores. -
Camões e Outros ContemporâneosCamões e Outros Contemporâneos manifesta a abordagem literária de Helder Macedo sob a premissa «contemporâneos são todos aqueles com quem vivemos». Com Luís de Camões em permanente recorrência, este livro propõe uma leitura simultaneamente rigorosa e inovadora de alguns dos nomes maiores da nossa literatura, das Cantigas de Amigo a Mário Cesariny de Vasconcelos, de Bernardim Ribeiro a Herberto Helder, de Francisco de Sá de Miranda a M. Teixeira-Gomes ou José Saramago, Sophia de Mello Breyner, José Cardoso Pires e o «grupo do Café Gelo». Os vinte e quatro ensaios que constituem o corpo do livro são complementados por uma visão crítica global dos oito séculos de literatura portuguesa no seu contexto histórico e cultural, onde o leitor poderá conhecer as fundamentais convergências e divergências entre os autores abordados em cada capítulo. -
Camões e a Viagem IniciáticaOs mais atentos leitores e estudiosos de Luís de Camões conhecem bem o arrojo e a ousadia destes ensaios sobre a épica e a lírica do poeta, que tiveram primeira edição em 1980, na Moraes, e desde então constam em qualquer bibliografia sobre o tema… são agora postos à disposição entre nós para que melhor se aperceba o quanto de vanguarda transporta o clássico dos clássicos. -
Oitocentos Anos de LiteraturaNotável síntese histórica da literatura portuguesa, publicada originalmente no Reino Unido, com os seus nomes fundamentais, temáticas estruturantes e nomes principais, mas com atenção a outras correntes, mais profundas ou fracturantes. De D. Dinis a José Saramago, o percurso faz-se com enorme gozo e subtil erudição, sugerindo detalhes e propondo reflexões, para acabar traçando uma paisagem que nos surge, a um tempo, como nova e confortavelmente próxima. Uma leitura que logo se desmultiplica em outras, para confirmação ou descoberta -
Cada um com o seu Contrário num Só SujeitoMais um belo ensaio, inédito em Portugal, de uma longa linhagem produzida pelo autor, e que o confirma como um dos leitores mais desafiantes do poeta maior. Através de uma escrita sedutora, viajamos ao coração da originalidade das propostas literárias e filosóficas de Camões (nunca esquecendo a personagem). -
Partes de ÁfricaO título Partes de África introduz desde logo uma primeira ambiguidade na leitura desta magnífica ficção, ao remeter-nos ora para a matéria temática que tem a ver com certas partes de África ora para a estrutura do texto que é feita de partes, integradas em duas grandes partes, como dois registos que constantemente se cruzam. Mas é sobretudo através desta dualidade de registos que podemos falar de uma obra singular que começa por perturbar a estabilidade dos códigos de leitura. E essa é também a sua sedução, ao envolver-nos nessa rede de leituras, impelindo-nos numa permanente curiosidade, para a decifração de uma escrita do virtuose, cheia de espelhos e cintilações. Oscilamos assim entre um registo que se propõe como «verdadeiro», quase crónica evenemencial, até com nomes que nos são familiares, e um outro que é o espelho irónico do primeiro, espécie de paráfrase jocosa ou consciência lúdica, assumindo como discurso fictício, artificioso, mas tão consistente como o primeiro registo, fazendo com ele o corpo inteiro da obra. É o estatuto da própria factualidade ou da sua ficção que é posto em crise, para logo ser resolvido numa ficção maior, numa obra literária que fala da nossa contemporaneidade, destas últimas décadas em que as partes de África eram também o nosso quotidiano. Um livro surpreendente, inesperado, no nosso panorama ficcional. -
Vícios e VirtudesDurante uma visita a Lisboa, o escritor, fingindo-se de si próprio, encontra-se com um amigo também escritor, que lhe fala sobre o bizarro caso que tem vindo a manter com uma aparentemente promíscua e abastada mulher. Nas entrelinhas do que o amigo lhe conta, o narrador apercebe-se do jogo perverso que ela faz com Francisco e, reconhecendo na sua suposta autobiografia reminiscências do milenário culto sebastianista, o narrador começa a escrever um romance, inicialmente em torno da figura histórica da mãe de D. Sebastião - jogo exploratório que persegue possibilidades, ensaia verosimilhanças, pressupõe realidades, mundos oníricos, fundas latências, perigosas ambiguidades. Porque inevitavelmente os caminhos se cruzam, e a outra Joana se furta ao papel de personagem histórica bem-comportada, ela acaba por perder-se na fluidez de um subtilíssimo movimento determinado pelo obscuro objecto do desejo. Quem é Joana O que vê nela cada um dos escritores Talvez vícios e virtudes...«Vícios e Virtudes» é um livro atravessado por múltiplas ambiguidades, que pela sua complexidade e riqueza represen-tam um verdadeiro desafio e um risco para o leitor.Este novo romance de Helder Macedo, o autor de «Partes de África» e «Pedro e Paula», pode ser lido como uma belíssima e pungente história de amor ou entendido como metáfora de uma das temáticas recorrentes na obra do autor, a projecção no devir histórico daquilo a que se costuma chamar “identidade nacional” e o questionamento de que coisa será, no Portugal de hoje. -
Sem NomeHelder Macedo encontrou sempre modos subtis de nos surpreender. Ele que nunca resistiu a estar presente nos seus romances também como personagem, excluiu-se agora do seu mundo ficcional. Uma narrativa em voz off apresenta-nos, a abrir, José Viana, advogado de sucessos vários, que vive em Londres desde o início dos anos 70. Só que o seu modo de viver vai ser desarrumado por uma jovem jornalista. Mas também ela, na insegura expectativa da mulher que ainda não aprendeu a ser, vai sofrer metamorfoses inesperadas. As suas vidas, ao cruzarem-se, vão deixá-los suspensos um do outro como quem se olha num espelho, como quem se visse sem se reconhecer, quase como num sonho. Sentimos o fio condutor que o liga aos romances anteriores, Partes de África, Pedro e Paula, Vícios e Virtudes, num dos temas caros ao autor e que tem que ver com o modo português de viver a sua própria história. É aí que talvez ele mais nos surpreenda, na coincidência entre o contexto histórico deste livro e a realidade que vivemos no momento em que o livro é lançado. Como o próprio autor sugeriu num artigo recente: «Comecei a escrevê-lo há mais de um ano, mas de repente percebi que estava a acontecer em Julho de 2004. É a coisa mais zangadamente política que alguma vez escrevi. [...] Oxalá que entretanto se torne num romance histórico.»
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Vemo-nos em AgostoTodos os anos, a 16 de agosto, Ana Magdalena Bach apanha o ferry que a leva até à ilha onde a mãe está enterrada, para visitar o seu túmulo. Estas viagens acabam por ser um convite irresistível para se tornar uma pessoa diferente durante uma noite por ano.Ana é casada e feliz há vinte e sete anos e não tem motivos para abandonar a vida que construiu com o marido e os dois filhos. No entanto, sozinha na ilha, Ana Magdalena Bach contempla os homens no bar do hotel, e todos os anos arranja um novo amante. Através das sensuais noites caribenhas repletas de salsa e boleros, homens sedutores e vigaristas, a cada agosto que passa Ana viaja mais longe para o interior do seu desejo e do medo escondido no seu coração.Escrito no estilo inconfundível e fascinante de García Márquez, Vemo-nos em Agosto é um hino à vida, à resistência do prazer apesar da passagem do tempo e ao desejo feminino. Um presente inesperado de um dos melhores escritores que o mundo já conheceu. A tradução é de J. Teixeira de Aguilar. -
Deus na EscuridãoEste livro explora a ideia de que amar é sempre um sentimento que se exerce na escuridão. Uma aposta sem garantia que se pode tornar absoluta. A dúvida está em saber se os irmãos podem amar como as mães que, por sua vez, amam como Deus. -
O ColecionadorNo mais recente e trepidante thriller de Daniel Silva, autor n.º 1 da lista dos mais vendidos do The New York Times, Gabriel Allon embarca na busca de um quadro roubado de Vermeer e descobre uma conspiração que poderia levar o mundo à beira do Armagedão nuclear.Na manhã seguinte à gala anual da Venice Preservation Society, Gabriel Allon, restaurador de quadros e espião lendário, entra no seu bar preferido da ilha de Murano e aí encontra o general Cesare Ferrari, comandante da Brigada de Arte, que aguarda, ansioso, a sua chegada. Os carabinieri tinham feito uma descoberta assombrosa na villa amalfitana de um magnata sul-africano morto em circunstâncias suspeitas: uma câmara acouraçada secreta que continha uma moldura e um esticador vazios cujas dimensões coincidiam com as do quadro desaparecido mais valioso do mundo. O general Ferrari pede a Gabriel para encontrar discretamente a obra-prima antes que o seu rasto se volte a perder. - Esse não é o vosso trabalho?- Encontrar quadros roubados? Teoricamente, sim. Mas o Gabriel é muito melhor a fazê-lo do que nós.O quadro em questão é O concerto de Johannes Vermeer, uma das treze obras roubadas do Museu Isabella Stewart Gardner de Boston, em 1990. Com a ajuda de uma aliada inesperada, uma bela hacker e ladra profissional dinamarquesa, Gabriel não demora a descobrir que o roubo do quadro faz parte de uma tramoia ilegal de milhares de milhões de dólares na qual está implicado um indivíduo cujo nome de código é «o colecionador», um executivo da indústria energética estreitamente vinculado às altas esferas do poder na Rússia. O quadro desaparecido é o eixo de um complô que, caso seja bem-sucedido, poderia submeter o mundo a um conflito de proporções apocalípticas. Para o desmantelar, Gabriel terá de perpetrar um golpe de extrema audácia enquanto milhões de vidas estão presas por um fio. -
O EscritórioDawn Schiff é uma mulher estranha. Pelo menos, é o que toda a gente pensa na Vixed, a empresa de suplementos nutricionais onde trabalha como contabilista. Dawn nunca diz a coisa certa. Não tem amigos. E senta-se todos os dias à secretária, para trabalhar, precisamente às 8h45 da manhã.Talvez seja por isso que, certa manhã, quando Dawn não aparece para trabalhar, a sua colega Natalie Farrell – bonita, popular e a melhor vendedora da empresa há cinco anos consecutivos – se surpreenda. E mais ainda quando o telefone de Dawn toca e alguém do outro lado da linha diz apenas «Socorro».Aquele telefonema alterou tudo… afinal, nada liga tanto duas pessoas como partilhar um segredo. E agora Natalie está irrevogavelmente ligada a Dawn e vê-se envolvida num jogo do gato e do rato. Parece que Dawn não era simplesmente uma pessoa estranha, antissocial e desajeitada, mas estava a ser perseguida por alguém próximo.À medida que o mistério se adensa, Natalie não consegue deixar de se questionar: afinal, quem é a verdadeira vítima? Mas uma coisa é clara: alguém odiava Dawn Schiff. O suficiente para a matar.«NÃO COMECE UM LIVRO DE FREIDA McFADDEN A ALTAS HORAS DA NOITE.NÃO O VAI CONSEGUIR LARGAR!» AMAZON«O ESCRITÓRIO É UM THRILLER TENSO E VICIANTE DA AUTORA MAIS ADORADA DO MOMENTO.» GOODREADS -
Os Meus Dias na Livraria MorisakiEsta é uma história em que a magia dos livros, a paixão pelas coisas simples e belas e a elegância japonesa se unem para nos tocar a alma e o coração.Estamos em Jimbocho, o bairro das livrarias de Tóquio, um paraíso para leitores. Aqui, o tempo não se mede da mesma maneira e a tranquilidade contrasta com o bulício do metro, ali ao lado, e com os desmesurados prédios modernos que traçam linhas retas no céu.Mas há quem não conheça este bairro. Takako, uma rapariga de 25 anos, com uma existência um pouco cinzenta, sabe onde fica, mas raramente vem aqui. Porém, é em Jimbocho que fica a livraria Morisaki, que está na família há três gerações: um espaço pequenino, num antigo prédio de madeira. Estamos assim apresentados ao reino de Satoru, o excêntrico tio de Takako. Satoru é o oposto de Takako, que, desde que o rapaz por quem estava apaixonada lhe disse que iria casar com outra pessoa, não sai de casa.É então que o tio lhe oferece o primeiro andar da Morisaki para morar. Takako, que lê tão pouco, vê-se de repente a viver entre periclitantes pilhas de livros, a ter de falar com clientes que lhe fazem perguntas insólitas. Entre conversas cada vez mais apaixonadas sobre literatura, um encontro num café com um rapaz tão estranho quanto tímido e inesperadas revelações sobre a história de amor de Satoru, aos poucos, Takako descobre uma forma de falar e de estar com os outros que começa nos livros para chegar ao coração. Uma forma de viver mais pura, autêntica e profundamente íntima, que deixa para trás os medos do confronto e da desilusão. -
ManiacMANIAC é uma obra de ficção baseada em factos reais que tem como protagonista John von Neumann, matemático húngaro nacionalizado norte-americano que lançou as bases da computação. Von Neumann esteve ligado ao Projeto Manhattan e foi considerado um dos investigadores mais brilhantes do século XX, capaz de antecipar muitas das perguntas fundamentais do século XXI. MANIAC pode ser lido como um relato dos mitos fundadores da tecnologia moderna, mas escrito com o ritmo de um thriller. Labatut é um escritor para quem “a literatura é um trabalho do espírito e não do cérebro”. Por isso, em MANIAC convergem a irracionalidade do misticismo e a racionalidade própria da ciência -
Uma Noite na Livraria Morisaki - Os meus Dias na Livraria Morisaki 2Sim, devemos regressar onde fomos felizes. E à livraria Morisaki, lugar de histórias únicas, voltamos com Takako, para descobrir um dos romances japoneses mais mágicos do ano.Estamos novamente em Tóquio, mais concretamente em Jimbocho, o bairro das livrarias, onde os leitores encontram o paraíso. Entre elas está a livraria Morisaki, um negócio familiar cuja especialidade é literatura japonesa contemporânea, há anos gerida por Satoru, e mais recentemente com a ajuda da mulher, Momoko. Além do casal, a sobrinha Takako é presença regular na Morisaki, e é ela quem vai tomar conta da livraria quando os tios seguem numa viagem romântica oferecida pela jovem, por ocasião do aniversário de casamento.Como já tinha acontecido, Takako instala-se no primeiro andar da livraria e mergulha, instantaneamente, naquele ambiente mágico, onde os clientes são especiais e as pilhas de livros formam uma espécie de barreira contra as coisas menos boas do mundo. Takako está entusiasmada, como há muito não se sentia, mas… porque está o tio, Satoru, a agir de forma tão estranha? E quem é aquela mulher que continua a ver, repetidamente, no café ao lado da livraria?Regressemos à livraria Morisaki, onde a beleza, a simplicidade e as surpresas estão longe, bem longe de acabar. -
Uma Brancura LuminosaUm homem conduz sem destino. Ao acaso, vira à direita e à esquerda até que chega ao final da estrada na orla da floresta e o seu carro fica atolado. Pouco depois começa a escurecer e a nevar. O homem sai do carro e, em vez de ir à procura de alguém que o ajude, aventura-se insensatamente na floresta escura, debaixo de um céu negro e sem estrelas. Perde-se, quase morre de frio e de cansaço, envolto numa impenetrável escuridão. É então que surge, de repente, uma luz.Uma Brancura Luminosa é a mais recente obra de ficção de Jon Fosse, Prémio Nobel de Literatura de 2023. Uma história breve, estranhamente sublime e bela, sobre a existência, a memória e o divino, escrita numa forma literária única capaz de assombrar e comover.Tradução do norueguês de Liliete Martins.Os elogios da crítica:«Uma introdução perfeita à obra de Jon Fosse.» The Telegraph«Inquietante e lírico, este pequeno livro é uma introdução adequadamente enigmática à obra de Fosse e um bom ponto de partida para se enfrentar os seus romances mais vastos e experimentais.» Financial Times - Livro do Ano 2023«Uma Brancura Luminosa é, muito simplesmente, grande literatura.» Dagbladet