O Discurso do Método
Discurso do Método, obra fundamental de Descartes e da filosofia ocidental, foi escrito em 1633. Escrito sob a forma de autobiografia, tratado científico e filosófico, fundamenta o racionalismo moderno e a filosofia cartesiana na linha de Montaigne e Galileu. Com Discurso do Método Descartes revolucionou o pensamento filosófico, sendo considerado como o primeiro filósofo moderno. Nota para a excelente tradução de Pinharanda Gomes.
| Editora | Guimarães Editores |
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| Editora | Guimarães Editores |
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| Autores | René Descartes |
René Descartes, francês, nasceu em 1596, no seio de uma família nobre e abastada. Estudou de 1604 até 1612 no colégio dos jesuítas de la Flèche. A sua relativa fortuna permitiu-lhe dedicar a sua vida ao estudo, à ciência e à filosofia. De 1628 a 1649, permaneceu na Holanda. Neste último ano mudar-se-ia para Estocolmo, onde viria a morrer um ano depois.
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Princípios de FilosofiaNo ano de 1644, com 50 anos, René Descartes escreveu os Princípios de Filosofia, onde nos lega uma verdadeira síntese de conhecimento humano e analisa as coisas materiais, fala-nos da Terra e de todo o mundo visível, tornando-se um importante ponto de referência para reflexão filosófica. -
Discurso do MétodoObra exemplar pelo espírito que a anima, pela tensão interna e pela perfeita travação dos seus temas. o Discurso do Método mostra a modernidade in statu nascendi, isto é, no acto da sua emergência e constituição, com uma força inigualável. -
Regras para a Direcção do Espírito"Regras para a Direcção do Espírito", sendo embora um opúsculo incompleto, é, a par das "Meditações", do "Discurso do Método" e dos "Princípios de Filosofia", uma das obras mais significativas de Descartes. Traduzido do latim a partir dos "Opuscula posthuma" (1701) onde apareceu a primeira edição deste texto, foram tomadas em conta as variantes do manuscrito que foi encontrado na biblioteca de Hanover. -
Os Princípios da FilosofiaOs Princípios coroaram vasto período da vida de Descartes. Um tal período pode situar-se entre 1618, ano em que, contando apenas 22 anos de idade, o jovem René se dedica ao estudo das matemáticas e trava decisivo conhecimento com o sábio Isaac Beeckman, principal do colégio de Dordrecht, e 1649, o ano de publicação do Tratado das Paixões.Para Descartes, uma tarefa urgente se põe à consciência do filósofo, antes de empreender sistematicamente a pesquisa da verdade: a de instituir a refutação das bases metodológicas do pirronismo e do sensismo epicurista. Ao que se nos afigura, é esse, desde logo, o significado inicial da dúvida metódica, do cogito e das noções que implicam necessariamente a inteligibilidade do conhecimento científico. -
Discurso do MétodoObra exemplar pelo espírito que a anima, pela tensão interna e pela perfeita travação dos seus temas. o Discurso do Método mostra a modernidade in statu nascendi, isto é, no acto da sua emergência e constituição, com uma força inigualável.VER POR DENTRO Ver página inteira -
Discurso do MétodoObra exemplar pelo espírito que a anima, pela tensão interna e pela perfeita articulação dos seus temas, o Discurso do Método mostra a modernidade in statu nascendi, isto é, no acto da sua emergência e constituição. Dando primazia à razão em detrimento dos sentidos, a única certeza de que o ser pensante se pode valer é que cogito ergo sum: penso, logo existo.De forma a assinalar o 50.º aniversário das Edições 70, partimos à (re)descoberta de livros icónicos que fizeram a sua história. Surge assim a coleção 50/70, em edições de prestígio que prestam homenagem a alguns destes livros indispensáveis. -
Princípios de FilosofiaNo ano de 1644, com 50 anos, René Descartes escreveu os Princípios de Filosofia, onde nos lega uma verdadeira síntese de conhecimento humano e analisa as coisas materiais, fala-nos da Terra e de todo o mundo visível, tornando-se um importante ponto de referência para reflexão filosófica.
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A Crise da Narração«Qualquer ação transformadora do mundo pressupõe uma narrativa. O storytelling, por seu lado, conhece uma única forma de vida, a consumista.» É a partir das narrativas que se estabelecem laços, se formam comunidades e se transformam sociedades. Mas, hoje, o storytelling tende a converter-se numa ferramenta de promoção de valores consumistas, insinuando-se por todo o lado devido à falta de sentido característica da atual sociedade de informação. Com ela, os valores da narração diluem-se numa corrente de informações que poucas vezes formam conhecimento e confirmam a existência de indivíduos isolados que, como Byung-Chul Han já mostrou em A Sociedade do Cansaço, têm como objetivo principal aumentar o seu rendimento e a autoexploração. E, no entanto, certas formas de narração continuam a permitir-nos partilhar experiências significativas, contribuindo para a transformação da sociedade. -
Inglaterra - Uma ElegiaNeste tributo pungente e pessoal, o filósofo Roger Scruton tece uma elegia à sua pátria, a Inglaterra, que é, ao mesmo tempo, uma esclarecedora e exaltante análise das suas instituições e cultura e uma celebração das suas virtudes.Abrangendo todos os aspectos da herança inglesa e informado por uma visão filosófica única, Inglaterra – Uma Elegia mostra como o seu país possui uma personalidade distinta e como dota os seus nacionais de um ideário moral também ele distinto.Inglaterra – Uma Elegia é uma defesa apaixonada, mas é também um lamento profundamente pessoal pelo perda e desvanecimento dessa Inglaterra da sua infância, da sua complexa relação com o seu pai e uma ampla meditação histórica e filosófica sobre o carácter, a comunidade, a religião, a lei, a sociedade, o governo, a cultura e o campo ingleses. -
Textos Políticos - Antologia«É aos escritos mais evidentemente políticos que é dedicada a escolha que se segue. É uma escolha pessoal – não há maneira menos redundante de dizer o óbvio. A minha intenção é pôr em destaque a dedicação de Gramsci a um projecto revolucionário muito claro: a assunção do poder por qualquer meio adequado para chegar a uma “ditadura do proletariado” que – ai de nós!, como diria Gramsci – terá de ser encarnada inicialmente pelo domínio do Partido e dos seus “melhores”, da sua aristocracia. Gramsci não tem medo das palavras – mas conhece o seu poder. Daí a sua popularidade entre uma extrema-esquerda como a do defunto Podemos, por exemplo, cujo ex-chefe carismático disse, numa entrevista aos Financial Times: “A realidade é definida pelas palavras. De modo que quem é dono das palavras tem o poder de moldar a realidade”. Essa ditadura não é o que nós julgamos ver: quer dizer, dizem-nos, liberdade.» da Introdução. -
As Fronteiras do ConhecimentoEm tempos muito recentes, a humanidade aprendeu muito sobre o universo, o passado e sobre si mesma. E, através dos nossos notáveis sucessos na aquisição de conhecimento, aprendemos o quanto ainda temos para aprender: a ciência que temos, por exemplo, abrange apenas 5% do universo; a pré-história ainda está a ser estudada, com muito por revelar, milhares de locais históricos ainda a serem explorados; e as novas neurociências da mente e do cérebro estão ainda a dará os primeiros passos. O que sabemos e como o sabemos? O que sabemos agora que não sabemos? E o que aprendemos sobre os obstáculos para saber mais? Numa época de batalhas cada vez mais profundas sobre o significado do conhecimento e da verdade, estas questões são mais importantes o que nunca. As Fronteiras do Conhecimento dá resposta a estas questões através de três campos cruciais de investigação: ciência, história e psicologia. Uma história notável da ciência, da vida na Terra e da própria mente humana, este é um tour de force convincente e fascinante, escrito com verve, clareza e uma amplitude deslumbrante de conhecimento. -
A Religião WokeUma onda de loucura e intolerância está a varrer o mundo ocidental. Com origem nas universidades americanas, a religião woke está a varrer tudo à sua passagem: universidades, escolas, empresas, meios de comunicação social e cultura.Esta religião, propagandeia, em nome da luta contra a discriminação, dogmas no mínimo inauditos:A «teoria de género» professa que o sexo e o corpo não existem e que a consciência é que importa.A «teoria crítica da raça» afirma que todos os brancos são racistas, mas que nenhuma pessoa «racializada» o é.A «epistemologia do ponto de vista» defende que todo o conhecimento é «situado» e que não existe ciência objectiva, nem mesmo as ciências exactas.O objectivo dos wokes é «desconstruir» todo o património cultural e científico e pôr-se a postos para a instauração de uma ditadura em nome do «bem» e da «justiça social».É tudo isto e muito mais que Braunstein explica e contextualiza neste A Religião Woke, apoiado por textos, teses, conferências e ensaios, que cita e explica longamente, para denunciar esta nova religião que destrói a liberdade.Um ensaio chocante e salutar. -
O que é a Filosofia?A VERSÃO EM LIVRO DO «CONTAGIANTE» PODCAST DE FILOSOFIA, COM PROTAGONISTAS COMO PLATÃO, ARISTÓTELES, AGOSTINHO, KANT, WITTGENSTEIN E HEIDEGGER. A PARTIR DO CICLO GRAVADO PELO CCB. Não há ninguém que não tenha uma «filosofia», achando-a tão pessoal que passa a ser «a minha filosofia». Há também quem despreze a filosofia e diga que é coisa de «líricos» — as pessoas de acção que acham que a filosofia nada tem que ver com a vida. Há ainda a definição mais romântica: a filosofia é a amizade pelo saber. E para todo este conjunto de opiniões há já teses filosóficas, interpretações, atitudes, mentalidades, modos de ser. Mas então afinal: O que é a filosofia? É essa a pergunta que aqui se faz a alguns protagonistas da sua história, sem pretender fazer história. A filosofia é uma actividade que procura descobrir a verdade sobre «as coisas», «o mundo», os «outros», o «eu». Não se tem uma filosofia. Faz-se filosofia. A filosofia é uma possibilidade. E aqui começa já um problema antigo. Não é a possibilidade menos do que a realidade? Não é o possível só uma ilusão? Mas não é o sonho, como dizia Valéry, que nos distingue dos animais? Aqui fica já uma pista: uma boa pergunta põe-nos na direcção de uma boa resposta, e uma não existe sem a outra, como se verá. «Se, por um lado, a erudição do professor António de Castro Caeiro é esmagadora, o entusiasmo dele pela filosofia e por estes temas em geral é bastante contagiante.» Recomendação de Ricardo Araújo Pereira no Governo Sombra -
Caminhar - Uma FilosofiaExperiência física e simultaneamente mental, para Frédéric Gros, caminhar não é um desporto, mas uma fuga, uma deriva ao acaso, um exercício espiritual. Exaltada e praticada por Thoreau, Rimbaud, Nietzsche e Gandhi, revestiu-se, desde a Antiguidade até aos dias de hoje, de muitas formas: errância melancólica ou marcha de protesto, imersão na natureza ou pura evasão. Do Tibete ao México, de Jerusalém às florestas de Walden, CAMINHAR (2008) inspira-nos a sair de casa e mostra como, pelo mundo inteiro, esta arte aparentemente simples de «pôr um pé à frente do outro» tem muito a oferecer e a revelar sobre o ser humano. -
Sobre a Brevidade da Vida - Edição EspecialAgora numa edição especial em capa dura.Um livro sobre o desperdício da própria existência. Escrito há dois mil anos para ser entendido agora.Com data de escrita normalmente situada no ano 49, Sobre a Brevidade da Vida, do filósofo romano Séneca, versa sobre a natureza do tempo, sobre a forma como é desaproveitado com pensamentos e tarefas que se afastam de princípios éticos de verdadeiro significado.Ainda que anotado no dealbar da era cristã, este tratado reinventa a sua própria atualidade e parece aplicável com clareza aos tempos de hoje, vividos numa pressa informativa, no contacto exagerado, tantas vezes a respeito de nada que importe, proporcionado pelas redes sociais.Sobre a Brevidade da Vida está longe de ser um livro dentro dos conceitos atuais de autoajuda. É, talvez bem pelo contrário, um texto duro, arrojado, incomodativo, como que escrito por um amigo que nos diz o que não queremos ouvir, por o saber necessário.Chegar ao fim do nosso tempo e senti-lo desperdiçado, eis a grande tragédia, segundo Séneca.