O Livro de Cesário Verde (Bolso)

6,00 €

Plano Nacional de Leitura

Livro recomendado para a Formação de Adultos, como sugestão de leitura.

José Joaquim Cesário Verde nasceu a 25 de Fevereiro de 1855, em Lisboa, no seio de uma família abastada. Ao concluir a instrução primária, com dez anos, começou a trabalhar nos negócios do pai, que incluíam uma quinta em Linda-a-Pastora, nos arredores da capital.

Publicou os seus primeiros versos aos dezoito anos, no Diário de Notícias e no Diário da Tarde, tendo frequentado durante algum tempo o Curso Superior de Letras — que abandonaria mais tarde —, e onde travou conhecimento com Silva Pinto, seu amigo «para a vida e para a morte». Em 1874, Ramalho Ortigão criticou-o duramente e, nos anos que se seguiram, Cesário Verde foi divulgando a sua obra em revistas de pequena circulação. Desiludido com o fraco acolhimento da sua obra-prima, O Sentimento de Um Ocidental, publicada em 1880, o poeta remete-se a um longo silêncio de quatro anos, passando a dedicar-se cada vez mais aos negócios familiares. Porém, a doença foi-se agravando cada vez mais, tendo Cesário Verde morrido a 19 de Julho de 1886, vítima de tuberculose, com apenas trinta e um anos de idade.

No ano seguinte, o seu grande amigo Silva Pinto organizaria a edição póstuma de O Livro de Cesário Verde, que teve uma tiragem inicial de duzentos exemplares.

Detalhes
Editora 11x17
Categorias
Editora 11x17
Negar Chronopost e Cobrança Não
Autores Cesário Verde
Cesário Verde

Poeta português da simplicidade, das deambulações e do concreto. Ignorado no seu tempo, os seus poemas publicados no “Diário de Noticias” não foram bem recebidos pelos seus pares. O reconhecimento do seu talento chegou muito tempo depois da sua morte. Ainda assim, foi um dos iniciadores do modernismo em Portugal.

Partilhar
Book Search
Livros dos mesmos Autores Ver Todos
Top Vendas da categoria Ver Todos