Paris em 1934
Reedição do livro de crónicas de Abel Salazar, publicado em 1938, que revisita a estadia de seis meses do médico, professor catedrático e investigador da Universidade do Porto (U.Porto) em Paris, bem como dos factos e circunstâncias que o (des)encantaram na capital francesa, à luz da época. Esta publicação, coeditada pela U.Porto Press e pela Casa-Museu Abel Salazar, inaugura uma nova coleção da Editora da Universidade do Porto – “Pensamento, Arte e Ciência” –, dedicada à edição e reedição de obras de Abel Salazar.
Abel Salazar não partilharia, quanto ao espírito de Paris, do sentimento de idílica filiação cultural mais ou menos recorrente em tantos portugueses dos últimos séculos. Desde logo combateu os estereótipos felizes de uma quase universal e fantasista visão daquela cidade. E, no entanto, a sua bagagem ao regressar vinha muito carregada, densa de experiências, ideias, críticas, projetos e resoluções. Tudo isto terá conferido algum acréscimo de sentido à viagem que está na origem deste livro: uma estadia de seis meses em Paris, aparentemente vivida mais como um exílio do que como um tempo de alegre intercâmbio intelectual – científico, filosófico e artístico. (…) As crónicas que integram este livro articulam-se através desta intranquila pulsão narrativa e crítica, configurando um simultâneo testemunho do positivo e do negativo de Paris, da cultura e da barbárie em geral. (…) Paris parece representar para o autor o paradigma da sua própria contemporaneidade problemática e complexa, quer no plano moral, quer no plano sociopolítico, quer no plano artístico, quer mesmo no plano civilizacional. Irene Ribeiro, in “Prefácio"
| Editora | Universidade do Porto |
|---|---|
| Coleção | Pensamento, Arte e Ciência |
| Categorias | |
| Editora | Universidade do Porto |
| Negar Chronopost e Cobrança | Não |
| Autores | Abel Salazar |
Abel de Lima Salazar nasceu em Guimarães, em 1889 e faleceu em Lisboa, em1946.
Cientista, professor, pedagogo, investigador, artista e resistente ao regime salazarista português que lecionou e investigou na Faculdade de Medicina e na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. Ficou célebre a sua expressão: “Um médico que só sabe medicina, nem medicina sabe” – que é a ilustração da sua personalidade polivalente.
Doutorou-se em 1915 na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto com a tese Ensaio de Psicologia Filosófica, classificada com 20 valores. Contratado em 1916, foi nomeado professor extraordinário em 1917 e professor ordinário em 1918, ficando a seu cargo o ensino da Histologia e Embriologia, que exerceu até 1935, data em que foi afastado através de uma resolução do Conselho de Ministros. O afastamento forçado da vida académica intensifica a dedicação à atividade artística que já vinha desenvolvendo, apesar de não ter formação académica na área das artes, desenvolveu uma extensa obra no desenho, na pintura, na gravura e na escultura. As suas obras tanto retratam trabalhadores em contexto urbano e rural, como também cenas do quotidiano burguês onde retrata mulheres em atividades sociais e de lazer.
A sua estadia em Paris, entre março e setembro de 1934, foi, em certa medida, uma experiência penosa para Abel Salazar. Não parecessem “todos os seus percursos (…) todos os sítios que visita – museus, palácios, exposições, todos os sítios onde para (…)” envolvidos “por um véu deprimente e negativo”, a que chamava "cafard", conforme relata Irene Ribeiro no prefácio desta obra. Foi este o sentimento que o invadiu “ao longo de toda a permanência em França”, durante a qual se dedicou “afincadamente” à sua área de investigação e “deambulou por Paris”. Abel Salazar terá vivido aquele período “mais como um exílio do que como um tempo de alegre intercâmbio intelectual – científico, filosófico e artístico”.
Os seus últimos 25 anos de vida foram passados na que é agora a Casa-Museu Abel Salazar, pensada por amigos e admiradores do patrono como a maior homenagem que podiam prestar.
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O Pensamento Positivo ContemporâneoEste volume das Obras Completas de Abel Salazar está organizado em torno de uma série de cinquenta e um artigos publicados no jornal O Diabo entre 30 de Agosto de 1936 e 6 de Maio de 1939 sob o título O Pensamento Positivo Contemporâneo. Compõem¬ no ainda dez artigos destinados a serem incluídos na mesma série mas que permaneceram inéditos. Abel Salazar escreveu esta série de artigos com um propósito duplo: por um lado, divulgar em Portugal as mutações conceptuais introduzidas no pensamento científico europeu pelas novas teorias físicas surgidas no início do século XX; por outro lado, dar a conhecer ao público português as ideias de uma corrente filosófica então emergente na Europa central o Empirismo Lógico cujas teses ele considerava serem diretamente determinadas por essas mutações. -
Abel SalazarA importância histórico-cultural da personalidade de Abel Salazar ainda não foi estudada. Está demasiado presente para poder ser objectivamente compreendida por aqueles em quem desencadeou admiração apaixonada, e às gerações mais novas faltam, pelo contrário, informações suficientes para que façam um um juízo já seu. Eis porque se impunha um volume despretensioso, mas que estimulasse o arranque de uma curiosidade mal apetrechada.Álbum de folhas soltas, apresentado em pasta de cartolina, que inclui também um auto-retrato de Abel Salazar e um retrato de Óscar Lopes por José Rodrigues. -
Testamento de um Morto Vivo Sepulto na Casa dos Mortos, em BarcelosO presente manuscrito consta do espólio de arquivos da Casa-Museu Abel Salazar, tratando-se de um documento que esteve muitos anos guardado e fechado à chave num cofre. Escrito pela mão de Abel Salazar tem todas as páginas numeradas, mas não datadas. Após a morte do seu amigo Alberto Saavedra, que tão bem guardara este documento, o mesmo foi doado pelos seus familiares à Associação Divulgadora da Casa-Museu Abel Salazar. Quando soube da existência do presente manuscrito - enquanto colaboradora desta Associação - senti-me a cruzar uma coincidência significativa. A profissão de médica psiquiatra exercida ao longo de 30 anos (1987-2017) levou-me em final de carreira a refletir sobre a minha própria história de envolvimento em organização de Serviços de Psiquiatria e Saúde Mental, bem como na história passada e atual da Psiquiatria.Teresa Cabral in “Prefácio” -
A Crise da EuropaQue diria hoje Abel Salazar do espírito humano e da humanidade? E da Europa e da sua crise? E da sua impotência e (in)vontade de se resolver a si própria, às crises que a consomem e cercam e aos dramas humanitários que a povoam? A persistência dos paradoxos, e mais ainda, dos chocantes absurdos imperam agora, sobrepondo-se, dominando. E a Europa, passou do paradoxo da diversidade e do compromisso que parecia ter encontrado nas últimas décadas para se constituir a si mesma um paradoxo. Até quando? Por quanto tempo? Abel Salazar publica A Crise da Europa no início da década de 40 do século XX. Em plena II Guerra Mundial e significativamente incluído na Biblioteca Cosmos dirigida por Bento de Jesus Caraça. Não é, com certeza, dos seus textos mais afamados; nem encontrou, tão pouco, expressivo acolhimento público. As razões do relativo desinteresse apontadas por Norberto Ferreira Cunha, sem dúvida o mais eminente estudioso e conhecedor da vida e obra de Abel Salazar, levam-no a considerar ‘A Crise da Europa uma obra que, pela predisposição psicológica do contexto em que apareceu e pela sua fragilidade factológica e epistemológica, não só não beliscava, seriamente, a ditadura e os seus esteios ideológicos, mas estava mesmo longe de satisfazer os arraiais da oposição’. Mesmo ponderando a intenção da composição de um texto suficientemente hermético, ou codificado, para escapar à lupa repressiva e censória do Estado Novo, o que resultou patenteia na verdade a vulnerabilidade da interpretação sistémica, de ambição universalista, advogada neste contexto por A. Salazar. E mais não será necessário adiantar quanto à formulação proposta de ambição explicativa de toda a mecânica da história, organicista e evolucionista. Nada se diminui ou retira ao interesse histórico ou mesmo ao estímulo intelectual que A Crise da Europa encerra, nomeadamente pelas reflexões decorrentes das leituras, caracterizações e interpretações propostas por A. Salazar. Da mesma forma se mantém a valorização da prosa e da sua estética formal, espelho da erudição e do ecletismo de Abel Salazar que, uma vez mais, inscreve a tensão da angústia da compreensão do Homem e do Universo que sempre transportou.Maria Fernanda Rollo (Prefácio)
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Vemo-nos em AgostoTodos os anos, a 16 de agosto, Ana Magdalena Bach apanha o ferry que a leva até à ilha onde a mãe está enterrada, para visitar o seu túmulo. Estas viagens acabam por ser um convite irresistível para se tornar uma pessoa diferente durante uma noite por ano.Ana é casada e feliz há vinte e sete anos e não tem motivos para abandonar a vida que construiu com o marido e os dois filhos. No entanto, sozinha na ilha, Ana Magdalena Bach contempla os homens no bar do hotel, e todos os anos arranja um novo amante. Através das sensuais noites caribenhas repletas de salsa e boleros, homens sedutores e vigaristas, a cada agosto que passa Ana viaja mais longe para o interior do seu desejo e do medo escondido no seu coração.Escrito no estilo inconfundível e fascinante de García Márquez, Vemo-nos em Agosto é um hino à vida, à resistência do prazer apesar da passagem do tempo e ao desejo feminino. Um presente inesperado de um dos melhores escritores que o mundo já conheceu. A tradução é de J. Teixeira de Aguilar. -
Deus na EscuridãoEste livro explora a ideia de que amar é sempre um sentimento que se exerce na escuridão. Uma aposta sem garantia que se pode tornar absoluta. A dúvida está em saber se os irmãos podem amar como as mães que, por sua vez, amam como Deus. -
O ColecionadorNo mais recente e trepidante thriller de Daniel Silva, autor n.º 1 da lista dos mais vendidos do The New York Times, Gabriel Allon embarca na busca de um quadro roubado de Vermeer e descobre uma conspiração que poderia levar o mundo à beira do Armagedão nuclear.Na manhã seguinte à gala anual da Venice Preservation Society, Gabriel Allon, restaurador de quadros e espião lendário, entra no seu bar preferido da ilha de Murano e aí encontra o general Cesare Ferrari, comandante da Brigada de Arte, que aguarda, ansioso, a sua chegada. Os carabinieri tinham feito uma descoberta assombrosa na villa amalfitana de um magnata sul-africano morto em circunstâncias suspeitas: uma câmara acouraçada secreta que continha uma moldura e um esticador vazios cujas dimensões coincidiam com as do quadro desaparecido mais valioso do mundo. O general Ferrari pede a Gabriel para encontrar discretamente a obra-prima antes que o seu rasto se volte a perder. - Esse não é o vosso trabalho?- Encontrar quadros roubados? Teoricamente, sim. Mas o Gabriel é muito melhor a fazê-lo do que nós.O quadro em questão é O concerto de Johannes Vermeer, uma das treze obras roubadas do Museu Isabella Stewart Gardner de Boston, em 1990. Com a ajuda de uma aliada inesperada, uma bela hacker e ladra profissional dinamarquesa, Gabriel não demora a descobrir que o roubo do quadro faz parte de uma tramoia ilegal de milhares de milhões de dólares na qual está implicado um indivíduo cujo nome de código é «o colecionador», um executivo da indústria energética estreitamente vinculado às altas esferas do poder na Rússia. O quadro desaparecido é o eixo de um complô que, caso seja bem-sucedido, poderia submeter o mundo a um conflito de proporções apocalípticas. Para o desmantelar, Gabriel terá de perpetrar um golpe de extrema audácia enquanto milhões de vidas estão presas por um fio. -
O EscritórioDawn Schiff é uma mulher estranha. Pelo menos, é o que toda a gente pensa na Vixed, a empresa de suplementos nutricionais onde trabalha como contabilista. Dawn nunca diz a coisa certa. Não tem amigos. E senta-se todos os dias à secretária, para trabalhar, precisamente às 8h45 da manhã.Talvez seja por isso que, certa manhã, quando Dawn não aparece para trabalhar, a sua colega Natalie Farrell – bonita, popular e a melhor vendedora da empresa há cinco anos consecutivos – se surpreenda. E mais ainda quando o telefone de Dawn toca e alguém do outro lado da linha diz apenas «Socorro».Aquele telefonema alterou tudo… afinal, nada liga tanto duas pessoas como partilhar um segredo. E agora Natalie está irrevogavelmente ligada a Dawn e vê-se envolvida num jogo do gato e do rato. Parece que Dawn não era simplesmente uma pessoa estranha, antissocial e desajeitada, mas estava a ser perseguida por alguém próximo.À medida que o mistério se adensa, Natalie não consegue deixar de se questionar: afinal, quem é a verdadeira vítima? Mas uma coisa é clara: alguém odiava Dawn Schiff. O suficiente para a matar.«NÃO COMECE UM LIVRO DE FREIDA McFADDEN A ALTAS HORAS DA NOITE.NÃO O VAI CONSEGUIR LARGAR!» AMAZON«O ESCRITÓRIO É UM THRILLER TENSO E VICIANTE DA AUTORA MAIS ADORADA DO MOMENTO.» GOODREADS -
Os Meus Dias na Livraria MorisakiEsta é uma história em que a magia dos livros, a paixão pelas coisas simples e belas e a elegância japonesa se unem para nos tocar a alma e o coração.Estamos em Jimbocho, o bairro das livrarias de Tóquio, um paraíso para leitores. Aqui, o tempo não se mede da mesma maneira e a tranquilidade contrasta com o bulício do metro, ali ao lado, e com os desmesurados prédios modernos que traçam linhas retas no céu.Mas há quem não conheça este bairro. Takako, uma rapariga de 25 anos, com uma existência um pouco cinzenta, sabe onde fica, mas raramente vem aqui. Porém, é em Jimbocho que fica a livraria Morisaki, que está na família há três gerações: um espaço pequenino, num antigo prédio de madeira. Estamos assim apresentados ao reino de Satoru, o excêntrico tio de Takako. Satoru é o oposto de Takako, que, desde que o rapaz por quem estava apaixonada lhe disse que iria casar com outra pessoa, não sai de casa.É então que o tio lhe oferece o primeiro andar da Morisaki para morar. Takako, que lê tão pouco, vê-se de repente a viver entre periclitantes pilhas de livros, a ter de falar com clientes que lhe fazem perguntas insólitas. Entre conversas cada vez mais apaixonadas sobre literatura, um encontro num café com um rapaz tão estranho quanto tímido e inesperadas revelações sobre a história de amor de Satoru, aos poucos, Takako descobre uma forma de falar e de estar com os outros que começa nos livros para chegar ao coração. Uma forma de viver mais pura, autêntica e profundamente íntima, que deixa para trás os medos do confronto e da desilusão. -
ManiacMANIAC é uma obra de ficção baseada em factos reais que tem como protagonista John von Neumann, matemático húngaro nacionalizado norte-americano que lançou as bases da computação. Von Neumann esteve ligado ao Projeto Manhattan e foi considerado um dos investigadores mais brilhantes do século XX, capaz de antecipar muitas das perguntas fundamentais do século XXI. MANIAC pode ser lido como um relato dos mitos fundadores da tecnologia moderna, mas escrito com o ritmo de um thriller. Labatut é um escritor para quem “a literatura é um trabalho do espírito e não do cérebro”. Por isso, em MANIAC convergem a irracionalidade do misticismo e a racionalidade própria da ciência -
Uma Noite na Livraria Morisaki - Os meus Dias na Livraria Morisaki 2Sim, devemos regressar onde fomos felizes. E à livraria Morisaki, lugar de histórias únicas, voltamos com Takako, para descobrir um dos romances japoneses mais mágicos do ano.Estamos novamente em Tóquio, mais concretamente em Jimbocho, o bairro das livrarias, onde os leitores encontram o paraíso. Entre elas está a livraria Morisaki, um negócio familiar cuja especialidade é literatura japonesa contemporânea, há anos gerida por Satoru, e mais recentemente com a ajuda da mulher, Momoko. Além do casal, a sobrinha Takako é presença regular na Morisaki, e é ela quem vai tomar conta da livraria quando os tios seguem numa viagem romântica oferecida pela jovem, por ocasião do aniversário de casamento.Como já tinha acontecido, Takako instala-se no primeiro andar da livraria e mergulha, instantaneamente, naquele ambiente mágico, onde os clientes são especiais e as pilhas de livros formam uma espécie de barreira contra as coisas menos boas do mundo. Takako está entusiasmada, como há muito não se sentia, mas… porque está o tio, Satoru, a agir de forma tão estranha? E quem é aquela mulher que continua a ver, repetidamente, no café ao lado da livraria?Regressemos à livraria Morisaki, onde a beleza, a simplicidade e as surpresas estão longe, bem longe de acabar. -
Uma Brancura LuminosaUm homem conduz sem destino. Ao acaso, vira à direita e à esquerda até que chega ao final da estrada na orla da floresta e o seu carro fica atolado. Pouco depois começa a escurecer e a nevar. O homem sai do carro e, em vez de ir à procura de alguém que o ajude, aventura-se insensatamente na floresta escura, debaixo de um céu negro e sem estrelas. Perde-se, quase morre de frio e de cansaço, envolto numa impenetrável escuridão. É então que surge, de repente, uma luz.Uma Brancura Luminosa é a mais recente obra de ficção de Jon Fosse, Prémio Nobel de Literatura de 2023. Uma história breve, estranhamente sublime e bela, sobre a existência, a memória e o divino, escrita numa forma literária única capaz de assombrar e comover.Tradução do norueguês de Liliete Martins.Os elogios da crítica:«Uma introdução perfeita à obra de Jon Fosse.» The Telegraph«Inquietante e lírico, este pequeno livro é uma introdução adequadamente enigmática à obra de Fosse e um bom ponto de partida para se enfrentar os seus romances mais vastos e experimentais.» Financial Times - Livro do Ano 2023«Uma Brancura Luminosa é, muito simplesmente, grande literatura.» Dagbladet