Peter F. Drucker - O essencial de Drucker
Este é o livro que lhe transmite o melhor de 60 anos das obras essenciais de Peter F. Drucker.
É a primeira selecção dos livros de gestão de Drucker, desde The Practice of Management (1954) a Management Challenges for the 21st Century (1999) e, nas palavras de Drucker, é "uma introdução coerente e muito abrangente à gestão [e] apresenta uma síntese global dos meus livros sobre gestão e, desse modo, responde a uma pergunta que me têm vindo a fazer vezes sem conta: Quais dos meus livros são essenciais?" O Essencial de Drucker está dividido em três partes: a gestão nas organizações, a gestão e o indivíduo, e a gestão e sociedade. Abarca os princípios e as preocupações básicos da gestão e os seus problemas, desafios e oportunidades, e dá aos gestores, aos executivos e aos profissionais as ferramentas para executarem as tarefas que a economia e a sociedade do futuro lhes irão exigir.
Uma obra intemporal e que será sempre útil rever para recordar os fundamentos e os princípios defendidos por aquele que é considerado "o pai da gestão".
| Editora | Actual Editora |
|---|---|
| Coleção | Gestão |
| Categorias | |
| Editora | Actual Editora |
| Negar Chronopost e Cobrança | Não |
| Autores | Peter F. Drucker |
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O Diário de DruckerSendo uma selecção dos seus melhores textos, este livro (em formato de agenda) apresenta a chave para o seu pensamento e condensa todo o seu trabalho ao longo de muitos anos. Num formato de agenda, poderá reflectir todos os dias sobre os conselhos de Peter F. Drucker e tomar algumas notas num espaço reservado para o efeito. Tem ainda um conselho prático – uma sugestão de acção – no final de cada página que identifica como aplicar na realidade as ideias de Peter F. Drucker, o grande pensador da Gestão. Como o autor escreve no prefácio: "A parte mais importante deste livro é os espaços em branco no fim de todas as páginas. Será a contribuição dos leitores: as suas acções, decisões e os resultados dessas decisões. Porque este é um livro de acção”. -
Sociedade Pós-CapitalistaEsta reedição da obra de Peter Drucker proporciona uma nova oportunidade para se reler este texto hoje clássico. Escrito em 1993, A Sociedade Pós-Capitalista continua a ser um livro de referência, pela pertinência e actualidade dos temas abordados, que vão desde uma análise presciente de que seria necessário combater o terrorismo à transformação do papel do Estado na economia, visando libertar recursos e melhorar a produtividade.Dividido em três partes (Sociedade, Política e Conhecimento), o livro começa por abordar historicamente a passagem de uma sociedade capitalista, cujos recursos principais são o capital, a terra e o trabalho, para uma sociedade que tem o conhecimento como recurso de base. Uma alteração de paradigma que exige mudança de mentalidades e novas realidades económicas e sociais. As sugestões simples e inteligentes apresentadas por Peter Drucker têm por base um consolidado conhecimento histórico que, acrescido do seu valor didáctico, contribui para dinamizar uma reflexão sobre o papel da sociedade e dos seus governantes no mundo. -
A Teoria do NegócioNeste artigo essencial, Peter F. Drucker defende que o maior problema subjacente a tantas empresas de sucesso reside no facto de a sua teoria do negócio já não funcionar. A história é conhecida: uma empresa que até ontem era líder de mercado vê-se, de repente, a estagnar e no meio de uma crise. Porém, esta situação não reflete necessariamente um mau trabalho, nem práticas erradas. Na verdade, na maior parte dos casos, as empresas estão a fazer tudo bem, mas sem colherem frutos. Como explicar este paradoxo? As ideias que estiveram na base da criação da empresa já não fazem sentido nesta nova realidade. É esta estrutura que dita o comportamento da empresa, guia as suas decisões, que caminhos seguir e evitar e que parâmetros decidem o que são bons resultados. Neste artigo, Drucker debruça-se sobre esta estrutura para definir aquilo a que chama A Teoria do Negócio. -
Uma Sociedade Funcional - Antologia de textos sobre sociedade, comunidade e política, escrita pelo «homem que inventou a gestão»A Sociedade Funcional está dividida em sete partes. As partes um e dois foram escritas sobretudo durante o início da Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial. A parte 3 trata dos limites da competência governativa na esferas social e económica, e da diferença entre governo grande e governo eficaz. A parte seguinte analisa os centros autónomos de poder, exteriores ao governo e integrados na sociedade. Na quinta parte encontram-se os trabalhos inovadores de Drucker sobre as empresas enquanto organizações sociais e não apenas exclusivamente económicas. A criação do conceito das «indústrias do conhecimento» constitui o pano de fundo para a parte subsequente. A última parte examina o surgimento de novas instituições e de novas teorias decorrentes da era da informação, bem como as mudanças sociais daí resultantes. -
As Cinco Questões Mais Importantes Que Deve Sempre Colocar à Sua OrganizaçãoCom as cinco questões essenciais de Peter Drucker e com a ajuda de cinco líderes dos nossos dias, este pequeno livro irá desafiar os leitores a olharem bem de perto para o que move e é verdadeiramente essencial para as suas organizações. Uma ferramenta para auto-avaliação e transformação, responder a estas cinco perguntas irá mudar fundamentalmente o modo como trabalha, ajudando-o a dirigir a sua organização a um nível de performance excelente.Ao trazer-nos este monografo o Instituto Leader to Leader prestou um grande serviço. Bons líderes têm respostas, mas grandes líderes colocam as perguntas certas e esta maravilhosa obra ajuda todos os líderes a fazerem exactamente isso.- Jim Collins, autor, dos livros De Bom a Excelente e Social SectorsUm recurso espantoso que pode ajudar até mesmo a mais bem sucedida organização a ter ainda mais sucesso!- Marshall Godsmith, autor de What Get You Here Wontt Get You There, vencedor do prémio Harold Longman Best Business Book em 2007 O livro As Cinco Questões Mais Importantes de Peter Druckers continua a ser a indispensável pergunta que uma organização, independentemente do tamanho ou sector, deve colocar a si mesma, se estiver determinada a ser uma organização do futuro.- Kathy Cloninger, CEO, Escuteiras dos Estados UnidosNum tempo em que a necessidade de uma gestão mais efectiva e de mais liderança ética é o equivalente moral do aquecimento global. O senso comum e a coragem de Drucker deviam ser copiados por todos.- Ira A. Jackson, deão da Peter F. Drucker e Masatoshi Ito Graduate School of Management e membro do Conselho de Administração do The Drucker Institute -
O Gestor EficazNeste grande clássico da gestão, Peter Drucker identifica cinco práticas essenciais para atingir a produtividade máxima e o sucesso: - Gerir bem o tempo; - Saber escolher o nosso melhor contributo para a empresa; - Aprender onde e como mobilizar força para o melhor efeito; - Definir as prioridades certas; - Tomar boas decisões. Uma obra intemporal, na qual Peter Drucker partilha todo o seu conhecimento para se tornar um gestor de sucesso. Por norma, tal envolve fazer o que outras pessoas negligenciaram e evitar o que é improdutivo. Inteligência, imaginação e conhecimento podem ser desperdiçados sem a perícia e os hábitos mentais que levam aos melhores resultados. Nasceu em Viena, em 1909, foi educado na Áustria e em Inglaterra e é considerado o pai gestão moderna. Doutorou-se em Direito Público e Internacional na Alemanha, enquanto trabalhou como editor sénior responsável pela área de relações internacionais do jornal "The Frankfurter General-Anzeiger". Em 1933 trabalhou como economista para um banco de investimento, em Londres. Emigrou para os EUA, em 1937, mantendo-se correspondente de vários jornais ingleses, incluindo o "Financial Times", e colaborador regular da revista "Harper's". Cinco anos depois dava aulas de Filosofia e Política no Colégio Bennington, em Vermont, Nova Inglaterra, e mais tarde foi professor de Gestão na New York University. Durante a sua carreira, para além das cerca de 30 obras de referência que escreveu, traduzidas em mais de 20 línguas, foi consultor de grandes empresas. Desde 1971 dá aulas de Ciência Política e Gestão na Claremont Graduate School (Califórnia), que em 1987 redimensionou o seu centro de Gestão, mudando-lhe o nome para Peter F. Drucker Graduate School of Management. Um dos seus hobbies é a arte japonesa e deu seminários sobre o tema nessa mesma escola. Nos anos 70 fez parte da direção do Museu de Arte Asiática de São Francisco. Entre 1975 e 1995 foi colunista mensal do "Wall Street Journal". Peter Drucker criou, em 1990, uma fundação cujo nome é "The Peter F. Drucker Foundation for non profit management" com a missão de "ajudar o setor social a alcançar a excelência no desempenho e criar cidadania responsável". O autor tem quatro filhos e seis netos e vive atualmente em Claremont (Califórnia) com a mulher. -
A Teoria do NegócioNeste artigo essencial, Peter F. Drucker defende que o maior problema subjacente a tantas empresas de sucesso reside no facto de a sua teoria do negócio já não funcionar. A história é conhecida: uma empresa que até ontem era líder de mercado vê-se, de repente, a estagnar e no meio de uma crise. Porém, esta situação não reflete necessariamente um mau trabalho, nem práticas erradas. Na verdade, na maior parte dos casos, as empresas estão a fazer tudo bem, mas sem colherem frutos. Como explicar este paradoxo? As ideias que estiveram na base da criação da empresa já não fazem sentido nesta nova realidade. É esta estrutura que dita o comportamento da empresa, guia as suas decisões, que caminhos seguir e evitar e que parâmetros decidem o que são bons resultados. Neste artigo, Drucker debruça-se sobre esta estrutura para definir aquilo a que chama A Teoria do Negócio.VER POR DENTRO Ver página inteira -
Peter F. Drucker - O essencial de DruckerEste é o livro que lhe transmite o melhor de 60 anos das obras essenciais de Peter F. Drucker. É a primeira selecção dos livros de gestão de Drucker, desde The Practice of Management (1954) a Management Challenges for the 21st Century (1999) e, nas palavras de Drucker, é "uma introdução coerente e muito abrangente à gestão [e] apresenta uma síntese global dos meus livros sobre gestão e, desse modo, responde a uma pergunta que me têm vindo a fazer vezes sem conta: Quais dos meus livros são essenciais?" O Essencial de Drucker está dividido em três partes: a gestão nas organizações, a gestão e o indivíduo, e a gestão e sociedade. Abarca os princípios e as preocupações básicos da gestão e os seus problemas, desafios e oportunidades, e dá aos gestores, aos executivos e aos profissionais as ferramentas para executarem as tarefas que a economia e a sociedade do futuro lhes irão exigir. Uma obra intemporal e que será sempre útil rever para recordar os fundamentos e os princípios defendidos por aquele que é considerado "o pai da gestão".VER POR DENTRO Ver página inteira -
O Diário de Drucker - 3.ª EdiçãoSendo uma selecção dos seus melhores textos, este livro (em formato de agenda) apresenta a chave para o seu pensamento e condensa todo o seu trabalho ao longo de muitos anos. Num formato de agenda, poderá reflectir todos os dias sobre os conselhos de Peter F. Drucker e tomar algumas notas num espaço reservado para o efeito. Tem ainda um conselho prático uma sugestão de acção no final de cada página que identifica como aplicar na realidade as ideias de Peter F. Drucker, o grande pensador da Gestão. Como o autor escreve no prefácio: "A parte mais importante deste livro é os espaços em branco no fim de todas as páginas. Será a contribuição dos leitores: as suas acções, decisões e os resultados dessas decisões. Porque este é um livro de acção. -
O Gestor EficazNeste grande clássico da gestão, Peter Drucker identifica cinco práticas essenciais para atingir a produtividade máxima e o sucesso: - Gerir bem o tempo; - Saber escolher o nosso melhor contributo para a empresa; - Aprender onde e como mobilizar força para o melhor efeito; - Definir as prioridades certas; - Tomar boas decisões. Uma obra intemporal, na qual Peter Drucker partilha todo o seu conhecimento para se tornar um gestor de sucesso. Por norma, tal envolve fazer o que outras pessoas negligenciaram e evitar o que é improdutivo. Inteligência, imaginação e conhecimento podem ser desperdiçados sem a perícia e os hábitos mentais que levam aos melhores resultados. Nasceu em Viena, em 1909, foi educado na Áustria e em Inglaterra e é considerado o pai gestão moderna. Doutorou-se em Direito Público e Internacional na Alemanha, enquanto trabalhou como editor sénior responsável pela área de relações internacionais do jornal "The Frankfurter General-Anzeiger". Em 1933 trabalhou como economista para um banco de investimento, em Londres. Emigrou para os EUA, em 1937, mantendo-se correspondente de vários jornais ingleses, incluindo o "Financial Times", e colaborador regular da revista "Harper's". Cinco anos depois dava aulas de Filosofia e Política no Colégio Bennington, em Vermont, Nova Inglaterra, e mais tarde foi professor de Gestão na New York University. Durante a sua carreira, para além das cerca de 30 obras de referência que escreveu, traduzidas em mais de 20 línguas, foi consultor de grandes empresas. Desde 1971 dá aulas de Ciência Política e Gestão na Claremont Graduate School (Califórnia), que em 1987 redimensionou o seu centro de Gestão, mudando-lhe o nome para Peter F. Drucker Graduate School of Management. Um dos seus hobbies é a arte japonesa e deu seminários sobre o tema nessa mesma escola. Nos anos 70 fez parte da direção do Museu de Arte Asiática de São Francisco. Entre 1975 e 1995 foi colunista mensal do "Wall Street Journal". Peter Drucker criou, em 1990, uma fundação cujo nome é "The Peter F. Drucker Foundation for non profit management" com a missão de "ajudar o setor social a alcançar a excelência no desempenho e criar cidadania responsável". O autor tem quatro filhos e seis netos e vive atualmente em Claremont (Califórnia) com a mulher.
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A Psicologia do DinheiroSer bem-sucedido com o dinheiro não tem necessariamente que ver com o que sabemos. E mudar hábitos é difícil, mesmo para pessoas muito inteligentes.O dinheiro - seja no investimento, nas finanças pessoais ou nas decisões de negócios - é normalmente explicado com base na matemática, em que fórmulas e dados nos dizem exatamente o que fazer. Mas na vida real as pessoas não tomam decisões financeiras a partir de uma folha de Excel. Fazem-no à mesa de jantar, numa sala de reuniões, e em tantas outras situações nas quais história pessoal - a nossa visão única do mundo -, ego, orgulho, marketing e incentivos estranhos se misturam.Em A Psicologia do Dinheiro, o multipremiado autor Morgan Housel partilha 19 histórias que exploram a estranha forma como as pessoas pensam sobre dinheiro e ensina-nos a compreender verdadeiramente um dos temas mais importantes das nossas vidas. -
Segredos da Mente Milionária - Aprenda a vencer transformando os seus conceitos sobre o dinheiro e adotando os hábitos das pessoas bem-sucedidas.Segredos da Mente Milionáriafoi escrito para todos aqueles que se questionam acerca do motivo pelo qual, certas pessoas trabalham arduamente durante anos para ganhar dinheiro e outras parecem enriquecer tão facilmente. Para o autor, tal não se deve a diferenças na educação, à inteligência,ao talento, a oportunidades, a métodos de trabalho, a contactos ou à sorte. A resposta está no modelo pessoal de dinheiro quetodos nós trazemos gravado no subconsciente.Para Eker, mesmo quando uma pessoa domina a área na qual se move profissionalmente, se o modelo de dinheiro que segue não estiver programado para um alto nível de sucesso, ele jamais enriquecerá.Neste livro, T. Harv Eker apresenta os princípios que regem uma mente milionária e um método infalível de administração do dinheiro. -
Bons HábitosMelhore como trabalha e se sente, criando bons hábitos.Todos temos hábitos. Alguns foram cuidadosamente construídos; outros simplesmente caímos neles. Alguns deles podem ajudar-nos a fazer o nosso trabalho ou a equilibrar os diversos aspetos das nossas vidas. Outros, contudo, podem atrasar-nos.Este livro explora como avaliar o seu comportamento para ver onde pode melhorar o seu humor e produtividade a um nível granular. Com recurso às mais recentes investigações psicológicas e conselhos práticos de especialistas em liderança, aprenderá a estabelecer hábitos saudáveis, a largar comportamentos tóxicos que o esgotam e a superar quaisquer bloqueios mentais que estejam a impedir a mudança. -
O Factor Humano na Decisão EmpresarialAs teorias financeiras ortodoxas ignoram as características pessoais dos gestores na tomada de decisões na empresa.Mas, quem já contactou com a realidade empresarial sabe que a personalidade dos gestores é fundamental nas escolhas realizadas. Na verdade, não são as empresas que tomam decisões; quem decide são os gestores que nelas trabalham.Neste livro mostra-se como o perfil psicológico e as experiências de vida dos gestores influenciam as suas decisões:- porque cometem erros de gestão?- porque se endividam?- porque distribuem dividendos?- porque adquirem outras empresas?- porque manipulam a informação e cometem fraudes?Conhecer a psicologia do gestor é essencial para compreender as suas escolhas e também para prever as decisões tomadas nas empresas concorrentes. -
As 48 Leis do PoderPara aqueles que querem ter poder, são espectadores do poder, ou querem escudar-se contra o poder…Há quem brinque com o poder e perca tudo num erro fatal. Há quem vá longe demais e quem não vá suficientemente longe. Há, no entanto, quem dê exactamente todos os passos certos e seja capaz de atrair a si o poder com uma perícia quase sobre-humana.Ao longo dos tempos, escritores e filósofos colocaram-se a seguinte pergunta: Quais as lições a aprender com os sucessos e fracassos dos nossos predecessores?Apesar de os vários escritos sobre poder a que hoje temos acesso se estenderem por um período de mais de três mil anos, constatamos que se repetem tendências e temas comuns - aqueles que apontam para uma essência de poder e que sugerem a existência de características capazes de regular o seu aumento. As 48 leis são intemporais e absolutas. -
Desistir - O Poder de Saber Quando Ir EmboraO sucesso não reside em insistir nas coisas. Reside em escolher a coisa certa na qual insistir, desistindo das restantes.Lancemos mãos à obra. Está na altura de reabilitar a desistência.Ao ler este livro, ficamos a saber porque é que a desistência deve ser celebrada e como é que esta pode transformar-se numa capacidade para desenvolver e enriquecer a nossa vida. -
Cálculo FinanceiroEsta obra tem por objectivo apresentar a lógica do raciocínio matemático na análise das operações financeiras de curto, médio ou longo prazo. As diversas matérias abordadas no livro são tratadas com a adequada profundidade teórica exigida à leccionação destas matérias no ensino superior, sem no entanto descuidar a vertente prática, tendo em atenção a sua utilização por um público menos exigente no desenvolvimento dos aspectos teóricos da matéria.Trata-se de uma obra didáctica que cobre as matérias fundamentais da disciplina de Cálculo Financeiro, o que a torna útil para a aprendizagem ou aprofundamento de conhecimentos dos responsáveis pela gestão financeira das organizações.Em todos os capítulos são apresentados exemplos retirados da realidade empresarial, por forma a facilitar uma melhor compreensão dos assuntos abordados.Inclui ainda dois formulários de consulta rápida, um para o cálculo financeiro e outro para o cálculo actuarial, a que se juntam as correspondentes tabelas, ainda muito úteis, apesar do desenvolvimento e fácil acesso aos meios computacionais. -
Gestão das OrganizaçõesAs organizações, em particular as empresas, defrontam-se actualmente com um ambiente global em permanente mudança, cada vez mais complexo, instável e imprevisível. Inovação, gestão do conhecimento, novas competências, descentralização, autonomia e colaboração são alguns dos vocábulos associadas às características da nova gestão que, em complexidade crescente, se traduz em novos desafios para os novos gestores, mas também para os docentes, alunos e candidatos a funções de gestão. Procurando ir ao encontro da nova realidade, nesta nova edição, além da actualização ou sistematização de alguns dos temas tratados em edições anteriores (com destaque para o planeamento, a motivação e as estruturas organizacionais) introduziu-se um novo capítulo sobre as tendências em gestão no século XXI e as competências exigidas aos novos gestores. Fundamentalmente pretende-se contribuir, ainda que modestamente, para uma melhor preparação dos interessados em atingir os melhores resultados nos crescentes, mas aliciantes, desafios colocados pela nova gestão. Edição totalmente a cores.