Salazar e a Conspiração do Opus Dei

13,90 €

Os arquivos da Torre do Tombo guardaram até hoje um segredo colossal.

A PIDE/DGS acreditava que havia uma conspiração do Opus Dei para dominar o regime do Estado Novo. A polícia política estava convicta que, tal como já conseguira na Espanha de Franco, José Maria Escrivá, o polémico fundador da Obra, queria conquistar as elites que apoiavam o regime de Oliveira Salazar.
Esta investigação histórica apresenta uma tese conspirativa que envolveria a Irmã Lúcia, o domínio do poderoso Banco da Agricultura e uma aliança tácita, que só acabou frustrada, com o cardeal patriarca Gonçalves Cerejeira.
Os relatórios confidenciais da PIDE/DGS revelam mais de 30 anos de infiltração silenciosa do Opus Dei em Portugal e mencionam as tentativas de recrutamento de nomes como Marcello Caetano ou Adriano Moreira.

Detalhes
Editora Casa das Letras
Categorias
Editora Casa das Letras
Negar Chronopost e Cobrança Não
Autores Pedro Ramos Brandão, António José Vilela
António José Vilela
"António José Vilela é licenciado em Comunicação Social e Mestre em Ciência Política pelo ISCSP (Universidade de Lisboa), onde é Professor Auxiliar Convidado desde 1999. É jornalista desde julho de 1992 e exerce atualmente as funções de Diretor Adjunto da revista Sábado. Estagiou na TSF e trabalhou no Correio da Manhã, Euronotícias e O Independente. Colaborou nas revistas Grande Reportagem e Notícias Magazine. É autor de centenas de artigos de investigação jornalística e de livros como Segredos e Corrupção – – O Negócio das Armas em Portugal (2009); Salazar e a Conspiração do Opus Dei (2011); e Apanhados – As Investigações Judiciais às Fortunas Escondidas dos Ricos e Poderosos (2017). Ganhou o Prémio Reportagem Segurança Rodoviária (1999) e o Prémio Reportagem Orlando Gonçalves (2004)."
Pedro Ramos Brandão
Partilhar
Book Search
Livros dos mesmos Autores Ver Todos
Top Vendas da categoria Ver Todos