Vírus, Bactérias e Humanos – Ciência e Histórias de uma Coabitação Atribulada
Quase todos nós já ouvimos falar de gripe, peste, tétano, tuberculose, COVID-19 ou de pandemia. O temor associado a estas palavras tem a sua origem num mundo invisível habitado, entre outras entidades, por bactérias e vírus.
Nossos companheiros de sempre e para sempre, as bactérias e vírus, apesar de muitíssimo pequenos, fazem-nos sentir a sua presença e importância aqui e ali, ou até em todo o lado, através do que comemos ou bebemos, ou de doenças altamente mortíferas e devastadoras para a espécie humana.
Neste livro o autor expõe o que a ciência já sabe sobre estes microrganismos e relata algumas das batalhas, devidamente contextualizadas, da guerra dos seres humanos contra as manifestações indesejadas da nossa coabitação íntima com os vírus e bactérias, desde os tempos da caça e recoleção até à modernidade da engenharia genética.
Será esta a guerra que moldará o nosso futuro de forma decisiva?
Este livro ajuda-o a encontrar a sua resposta.
| Editora | Edições Sílabo |
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| Editora | Edições Sílabo |
| Negar Chronopost e Cobrança | Não |
| Autores | Luís M. Aires |
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19 Argumentos Para Reconst(ruir) a Escola Pública Portuguesa«Ser-se professor, ter-se formação científica e preocupar-se com a educação é algo natural. (...) O professor Luís Aires conhece por dentro os problemas. Conhece a linguagem, a doutrina, a teoria. Sabe que a realidade é preocupante e sabe analisá-la. A sua formação em educação dá-lhe uma nova autoridade, uma autoridade que se soma ao seu conhecimento da escola. É reconfortante lê-lo (...). [Mas] não é apenas mais um autor crítico, o que só por si seria de saudar. Em certo sentido, vai muito mais longe. Neste livro, Luís Aires desafia-nos a fazer uma viagem pelas ideias. Poderá o Leitor não estar de acordo com tudo o que o Autor defende, mas não poderá deixar de ser sensível ao seu poder de argumentação, ao seu conhecimento da realidade e à paixão pelo ensino que nos transmite. Boa leitura!» Nuno Crato, do «Prefácio» «Não me recordo do último livro sobre a educação em Portugal que tenha combinado desta maneira inteligência e sensibilidade.» Prof.ª Marina Marques, Escola B. 2,3 da Alembrança -
Ensinar e Aprender Realmente Melhor: um guia prático para pais de alunos do 2º e 3º ciclos de escolaridadePara pais e educadores de crianças do 2° e 3° ciclos que pretendam acompanhar e ter um papel ativo e eficaz no processo de aprendizagem, este livro fornece informação e uma orientação preciosa e atual que lhes permitirá ser agentes estimulantes e complementares à formação obtida na escola. A fim de garantir este objetivo, funda-se no princípio de que o melhor é ajustar e dirigir o apoio parental e as atividades de aprendizagem ao órgão que aprende: o cérebro. Depois de explicitar as razões para se focar o ensino no modo como o cérebro funciona, o autor descreve o essencial sobre o cérebro aprendente como ponto de partida para a apresentação de um conjunto de estratégias pedagógicas que podem ser desenvolvidas com crianças e jovens. Essas estratégias refletem determinados princípios para estimular e aperfeiçoar a aprendizagem com base no papel que a atenção, a memorização, a linguagem, a inferência e a dedução, simultaneamente com o contexto, desempenham na cognição humana. Fluxogramas para facilitar a escolha do tipo de tarefa didática, bem como quadros-resumo da atividade (mais abrangente) que pode ser realizada para enquadrar a tarefa selecionada, ajudam os pais e educadores a fazer opções. Com referência aos programas em vigor, e aumentando a sua utilidade, o livro apresenta, como corolário de todas as matérias expostas, numerosos exemplos de tarefas didáticas “cerebrais” de matemática, línguas, ciências, história e geografia do 2° e 3° ciclos do ensino básico, centrados num certo fator de aprendizagem e num objetivo ou domínio/tópico do programa curricular. As vantagens imediatas alcançadas com este livro, de leitura fácil e agradável, fazem com que seja altamente recomendável para todos os pais, educadores e todos aqueles que trabalhem com alunos destes níveis de ensino. Títulos da obra Ensinar e Aprender Realmente melhor: • Pais – 2º e 3º ciclos • Professores – 2º ciclo • Professores – 3º ciclo -
2 Professores CN+FQ - Ensinar e Aprender Realmente Melhor - Um Guia PráticoPara os professores do 2° e 3° ciclos que pretendam melhorar o seu desempenho, potenciando as capacidades dos seus alunos, este livro fornece uma orientação preciosa e atual que lhes permitirá dar aulas estimulantes e gratificantes. A fim de garantir este objetivo, funda-se no princípio de que o melhor é ajustar e dirigir as atividades de aprendizagem ao órgão que aprende: o cérebro.Depois de explicitar as razões para se focar o ensino no modo como o cérebro funciona, o autor descreve o essencial sobre o cérebro aprendente como ponto de partida para a apresentação de um conjunto de estratégias pedagógicas a desenvolver com os alunos. Essas estratégias refletem determinados princípios para estimular e aperfeiçoar a aprendizagem com base no papel que a atenção, a memorização, a linguagem, a inferência e a dedução, simultaneamente com o contexto, desempenham na cognição humana. Fluxogramas para facilitar a escolha do tipo de tarefa didática, bem como quadros-resumo da atividade (mais abrangente) que pode ser realizada para enquadrar a tarefa selecionada, ajudam os professores a fazer opções.Com referência aos programas em vigor, e aumentando a sua utilidade, o livro apresenta, como corolário de todas as matérias expostas, numerosos exemplos de tarefas didáticas “cerebrais”, centrados num certo fator de aprendizagem e num objetivo e domínio/tópico do programa curricular.As vantagens imediatas alcançadas com este livro, de leitura fácil e agradável, fazem com que seja altamente recomendável para todos os professores empenhados numa formação integrada e bem sucedida dos seus alunos, orientada para o século XXI. -
3 Professores Línguas - Ensinar e Aprender Realmente Melhor - Guia PráticoPara os professores do 2° e 3° ciclos que pretendam melhorar o seu desempenho, potenciando as capacidades dos seus alunos, este livro fornece uma orientação preciosa e atual que lhes permitirá dar aulas estimulantes e gratificantes. A fim de garantir este objetivo, funda-se no princípio de que o melhor é ajustar e dirigir as atividades de aprendizagem ao órgão que aprende: o cérebro.Depois de explicitar as razões para se focar o ensino no modo como o cérebro funciona, o autor descreve o essencial sobre o cérebro aprendente como ponto de partida para a apresentação de um conjunto de estratégias pedagógicas a desenvolver com os alunos. Essas estratégias refletem determinados princípios para estimular e aperfeiçoar a aprendizagem com base no papel que a atenção, a memorização, a linguagem, a inferência e a dedução, simultaneamente com o contexto, desempenham na cognição humana. Fluxogramas para facilitar a escolha do tipo de tarefa didática, bem como quadros-resumo da atividade (mais abrangente) que pode ser realizada para enquadrar a tarefa selecionada, ajudam os professores a fazer opções.Com referência aos programas em vigor, e aumentando a sua utilidade, o livro apresenta, como corolário de todas as matérias expostas, numerosos exemplos de tarefas didáticas “cerebrais”, centrados num certo fator de aprendizagem e num objetivo e domínio/tópico do programa curricular.As vantagens imediatas alcançadas com este livro, de leitura fácil e agradável, fazem com que seja altamente recomendável para todos os professores empenhados numa formação integrada e bem sucedida dos seus alunos, orientada para o século XXI. -
Uma História da Matemática«Não escrevi esta pequena história da matemática para leigos nem para peritos. Pretendi somente transmitir uma perspectiva pessoal do que a matemática pode dizer de nós. Tal como a invenção da escrita, a construção da Grande Muralha da China, a abolição da escravatura e da pena de morte, e a ida à Lua. Para que, quem não gosta da matemática passe a gostar, e quem gosta, a aprecie ainda mais. Espero ser bem sucedido.» Aceda a parte da obra: http://www.silabo.pt/Conteudos/9305_PDF.pdf Público alvo:Leitores apaixonados pela matemática e pela sua história. Estudantes de qualquer nível de ensino com disciplinas de matemática. -
Conceitos de Matemática - Fundamentos para as Ciências da VidaConceitos de Matemática - Fundamentos para as Ciências da Vida apresenta e facilita a compreensão de conceitos matemáticos importantes na atividade de estudantes e de profissionais deste domínio do saber. Utilizando uma linguagem cuidada e atraente, e fazendo apelo a que o leitor não seja seduzido somente pela utilidade da matemática como ferramenta, mas também pelo seu encanto como ideia, o autor evidencia nesta obra a convicção que escrever sobre matemática é um ato literário e não apenas juntar algumas frases a inúmeros símbolos mais ou menos abstratos. -
O Futuro da Terra Explicado a Quem Pensava Que o CompreendiaO planeta Terra existe há cerca de 4.600 milhões de anos, e a vida que o habita suporta as variações e a inclemência do ambiente há perto de 4.000 milhões, tendo atravessado cinco conhecidas extinções em massa. O que torna a vida tão resiliente? O segredo reside na forma como as diferentes espécies de seres vivos se organizam, adaptam e respondem aos desafios da sobrevivência. Essa forma é o ecossistema, uma complexa teia de relações que, à escala global, é designada por biosfera. Devemos compreender como funciona pois fazemos parte dela, é o lar que nos abriga e satisfaz as nossas necessidades fundamentais, e onde, com certas regras, se joga o futuro. Não o da Terra, que continuará a sua dança em torno do Sol por mais uns milhares de milhões de anos. É do futuro da espécie humana (e de outras) que este livro trata. Todas as espécies são transitórias no grande Tabuleiro da Vida. Será que podemos viciar o jogo, de modo a prolongar a nossa presença nesta gloriosa experiência cósmica?... -
A Mente Humana - Quatro mil milhões de anos de evolução da inteligência no planeta TerraÉ tipicamente humano valorizar os nossos pensamentos e capacidades, sentindo-nos como René Descartes, com uma alma – a grande obra da «criação» – distinta e separada do nosso corpo físico. Será que um morcego sente o mesmo?... A inteligência humana despontou no planeta Terra decorridos cerca de 3.800 milhões de anos de evolução biológica. Dada a grandeza da escala temporal, temos de procurar no passado pistas para compreender melhor a propriedade vital que tanto prezamos. E superando a nossa arreigada presunção, devemos ir bem fundo nessa «escavação arqueológica», o que nos levará a encarar questões como um caranguejo estará consciente de si mesmo? Ou são as bactérias inteligentes? As respostas dependerão do uso que fizermos dos conhecimentos empíricos, do pensamento crítico, racionalização e da curiosidade, ferramentas caras à «coisa mais preciosa que possuímos» [Einstein]. Este livro introduz-nos, através da ciência, numa demanda que acena com uma gratificante recompensa: reconhecer o nosso verdadeiro lugar no mundo natural. «A consciência parece sobrenatural. A identidade, o espanto, (...) o amor – como se forma a transcendência a partir da tabela periódica dos elementos? Se quisermos perceber de que modo a matéria se transformou em consciência, teremos de recuar até aos primeiros seres unicelulares que surgiram nos oceanos.» Ann Druyan -
Desafios MatemáticosNeste livro o leitor ver-se-á confrontado com desafios em cinco domínios da matemática: aritmética, geometria, lógica, probabilidades e álgebra. Cada capítulo é iniciado por uma brevíssima contextualização histórica, seguindo-se diferentes secções de desafios matemáticos cujas soluções são imediatamente descritas ou então reveladas no final do livro. Pelo meio encontrará sugestões de jogos para desenvolver com outras pessoas e, também, algumas curiosidades interessantes. • Melhore a sua capacidade de reflexão e o seu espírito lógico. • Desenvolva as suas capacidades de concentração. • Aprenda a perseverar. • Torne a matemática e os números mais úteis para si. • Desenvolva a sua memória. • Desenvolva novos hábitos de pensar. • Exercite o seu cérebro, mantenha-o poderoso, ágil e adaptável. • Divirta-se com a família e os amigos. -
A Mecânica Quântica Explicada a Quem Pensava Que Nunca a PerceberiaA mecânica quântica prova que a realidade infinitamente pequena é no mínimo surpreendente, onde diversas noções familiares sobre o espaço, o movimento ou a natureza dos objetos parecem ter saído mais da imaginação de um autor de ficção científica, do que do espírito analítico de um cientista. Partindo da ideia de que qualquer propriedade física está limitada a um conjunto de valores discretos, bem definidos e quantificáveis, não podendo assumir valores intermédios (entre 1 e 2 não existe nada), as fórmulas e as leis da mecânica quântica permitiram chegar ao laser, ao transístor, aos relógios atómicos e a muitas outras espantosas invenções.Surpreendido? Então este livro é para si. Cuidadosamente redigido, é uma obra acessível a todos os leitores que pretendam iniciar-se nos segredos dos átomos, da natureza da luz ou da organização da matéria viva. Apesar de o autor recorrer a algumas expressões matemáticas, o acento tónico é colocado nas ideias e nos conceitos gerais, sendo estes explicados com recurso a muitas ilustrações e comentários meticulosamente formulados. Para aqueles que pensavam que nunca perceberiam a mecânica quântica, este livro é um excelente ponto de partida, apresentando no final um glossário e, ao longo das suas páginas, notas que facilitarão a sua leitura.
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A Origem do TempoComo foi possível o universo ter criado condições perfeitas para o aparecimento da vida?Stephen Hawking e Thomas Hertog trabalharam juntos durante vinte anos, desenvolvendo uma nova teoria do cosmos para o explicar.Hawking estudou a origem do big-bang que criou o universo, mas o seu trabalho inicial foi posto em causa quando um modelo matemático previu vários big-bangs dando origem a um multiverso - incontáveis universos diferentes, a maioria dos quais demasiado bizarros para serem compatíveis com a vida. Recolhidos no Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica de Cambridge, Stephen Hawking e o seu amigo e colaborador Thomas Hertog trabalharam neste problema durante vinte anos, desenvolvendo uma nova teoria do cosmos com o objetivo de explicar o aparecimento da vida. Juntos, encontraram um nível mais profundo de evolução, no qual as próprias leis físicas se transformam e simplificam até as partículas, as forças e o próprio tempo. Esta descoberta levou-os a uma ideia revolucionária: as leis da física não são imutáveis; nascem e coevoluem à medida que o universo que elas governam toma forma.A Origem do Tempo é a última teoria de Stephen Hawking, uma nova e impressionante visão do nascimento do universo que transformará profundamente a maneira como pensamos sobre o nosso lugar na ordem do cosmos. -
Breves Respostas às Grandes PerguntasO LEGADO DEFINITIVO DO ASTROFÍSICO MAIS RELEVANTE DO SÉCULO XXNova edição na chancela Crítica com uma nova capa.Este é o último livro deste muito admirado cientista e que já vendeu mais de 21 mil exemplares em Portugal.As derradeiras reflexões do conceituado cientista, em busca de respostas para as grandes perguntas e desafios da humanidade.Existe um Deus?Como começou tudo?Podemos prever o futuro?Viajar no tempo será possível?Existirá mais vida inteligente no universo?Ficará a Inteligência Artificial mais inteligente do que nós?...Respostas simples às grandes perguntas e desafios da humanidade.Um clássico da ciência de leitura obrigatória. -
Apocalipse Nunca - Como o Alarmismo Ambiental nos Prejudica a TodosMichael Shellenberger luta há décadas por um planeta mais verde. Ajudou a salvar as últimas sequoias desprotegidas do mundo. Concebeu, com outros, o antecessor do atual Green New Deal. E liderou o esforço bem-sucedido de cientistas do ambiente e de ativistas para manter centrais nucleares em funcionamento, prevenindo um pico de emissões.No entanto, em 2019, no momento em que alguns diziam que «milhares de milhões de pessoas vão morrer», contribuindo dessa forma para aumentar a ansiedade, desde logo nos adolescentes, Shellenberger decidiu que, enquanto ambientalista de longa data, reputado especialista em energia e pai de uma filha adolescente, devia tomar uma posição para separar a ciência da ficção.Apesar de décadas de atenção proporcionada pelas notícias dos media, muitos não sabem factos essenciais. Por exemplo, as emissões de carbono atingiram o máximo no passado e têm vindo a diminuir há mais de uma década nas nações desenvolvidas. E o risco de Aquecimento da Terra para temperaturas muito altas é cada vez mais improvável graças ao abrandamento do aumento da população e à existência de gás natural abundante. -
Perguntem ao Tio AlbertoInteressantes e curiosas perguntas sobre os mais diversos temas científicos - o Universo, as estrelas, os planetas, a Terra, a gravitação, o tempo, o vento, as marés e muitos, muitos mais - feitas por crianças a Russell Stannard, cientista que se tem destacado na divulgação da ciência entre o público mais jovem. As respostas são de molde a esclarecer os jovens e os adultos e, pela linguagem simples e pela forma de abordar os problemas, ajudarão muitos professores a explicarem aos alunos algumas questões da ciência que mais dúvidas suscitam. -
O Regresso da Hipótese de Deus - Três Descobertas Científicas que Revelam a Mente por trás do UniversoO autor do bestseller internacional Darwin?s Doubt apresenta provas científicas revolucionárias, baseadas em descobertas nas áreas da física, da cosmologia e da biologia, que apontam para a existência de Deus. A partir dos finais do século XIX, muitos intelectuais começaram a defender que o conhecimento científico e a crença teísta tradicional são incompatíveis. Ao examinar três descobertas científicas recentes com implicações decididamente teístas, o filósofo da ciência Stephen C. Meyer põe em causa este ponto de vista. Partindo dos argumentos a favor do design inteligente da vida que desenvolveu em Signature in the Cell e em Darwin's Doubt, Meyer demonstra como as descobertas nas áreas da cosmologia, da física e da biologia ajudam a estabelecer a identidade do designer inteligente por trás da vida e do universo. Meyer argumenta que o teísmo - com a sua afirmação de um criador transcendente, inteligente e ativo - explica mais convincentemente do que o materialismo científico as provas que temos relativamente às origens biológicas e cosmológicas. Nas suas obras anteriores, Meyer absteve-se de tentar responder a perguntas sobre «quem» poderia ter concebido a vida. Em O Regresso da Hipótese de Deus, o autor propõe uma resposta baseada em provas para aquele que é talvez o derradeiro mistério do Universo. Ao fazê-lo, revela uma conclusão espantosa: os dados apoiam não apenas a existência de um designer inteligente - mas a existência de um Deus pessoal. «Este livro deixa patente que, longe de ser uma reivindicação não científica, o design inteligente é ciência válida.» - Brian Josephson, Prémio Nobel da Física «O livro de Meyer é magistral. Provoca danos irreparáveis à retórica ateísta.» - John C. Walton, Fellow da Royal Society of Edinburgh «O cientista e filósofo Meyer [?] nunca foi tão longe como aqui no que respeita à defesa da existência de Deus. [?] Meyer sabe como pegar nas mãos dos leitores e conduzi-los através da história, antes de mostrar como as novas descobertas podem ser usadas para minar os argumentos dos teóricos anti-design como Richard Dawkins ou Neil deGrasse Tyson [?]. Concorde-se ou não, há aqui muito sobre o que refletir.» - Booklist «Um argumento abrangente e lúcido em defesa do teísmo como a melhor explicação para as provas científicas. Stephen C. Meyer tem um verdadeiro dom para transmitir conceitos complexos de forma clara.» - Robert Kaita, ex-Investigador Principal do Laboratório de Física de Plasma de Princeton Louvores a O Regresso da Hipótese de Deus «Um compêndio maravilhoso de provas científicas incontestáveis de apoio à existência de Deus.» ? Marcos Eberlin, professor de Química, Mackenzie University, Academia de Ciências Brasileira, medalha Thomson. «Um tratado contemporâneo dos argumentos e contra-argumentos sobre o desígnio inteligente. Concretiza a tarefa gigantesca de cobrir a origem de tudo, desde o maquinismo molecular a todo o Universo. Um livro muito útil.» ? Stuart Burgess, professor de Design de Engenharia, Universidade de Bristol; investigador, Clare Hall, Universidade de Cambridge. «Com este livro, Stephen Meyer ganha um lugar no panteão dos distintos filósofos naturais não redutores dos últimos 120 anos, desde o grande sábio francês Pierre Duhem, passando por A. N. Whitehead, até Michael Polanyo? Meyer escreveu um livro profundo e criterioso de grande valor, que combina conhecimentos científicos avançados e pormenorizados com uma sabedoria filosófica integradora.» ? Michael D. Aeschliman, professor emérito da Universidade de Boston; autor de The Restoration of Man. «Um argumento minuciosamente investigado, profusamente ilustrado e rigorosamente apresentado contra o novo ateísmo. Mesmo que já tenha a sua opinião ? em especial se se já a tiver ?, a abordagem refrescante de Meyer à divisão mais incontornável da humanidade, entre as explicações seculares e divinas do Universo, é uma leitura entusiasmante. Poderá não ficar convencido, mas acabará por ter enriquecido os seus conhecimentos.» ? Brian Keating, professor de Física, UC-San Diego; autor de Losing the Nobel Prize. «Meyer resume sabiamente os saberes atuais da cosmologia, da física e da biologia, mostrando que quanto mais sabemos sobre o Universo e a Natureza, mais relevante se torna a ?hipótese de Deus?.» ? Anthony Futerman, professor de Bioquímica, Weizmann Institute. «Analisando todas as provas relevantes desde a cosmologia até à biologia molecular, Meyer constrói um irrefutável ?argumento a favor de Deus?, enquanto apresenta um conjunto irrespondível de ataques lógicos e científicos contra a atual mundivisão materialista/ateísta. Meyer constrói o seu argumento de forma implacável, sem omitir qualquer área importante do debate. Toda a lógica é convincente, e é quase impossível largar o livro. Meyer é um mestre a esclarecer questões complexas, tornando o texto acessível à mais vasta audiência possível. Os leitores ficarão admirados com a profundidade extraordinária do conhecimento de Meyer em todos os campos relevantes. O livro é uma obra-prima e será muito citado durante anos. A melhor, a mais lúcida e abrangente defesa da ?hipótese de Deus? alguma vez publicada. Mais nenhum livro se lhe aproxima. Um verdadeiro tour de force.» ? Michael Denton, médico, doutorado, ex-investigador sénior em Bioquímica, University of Otago; autor de Nature?s Destiny. «Na minha experiência, mais ninguém é capaz de explicar matérias tão complexas com a graça e a clareza que parecem tão naturais em Stephen Meyer. Com lógica fria e uma análise racional meticulosa das últimas descobertas na cosmologia, na física e na biologia, Meyer confirma a verdade que os ideólogos receiam sequer considerar. Pela natureza ad hominem dos seus ataques ao trabalho brilhante de Meyer, confirmam a sua importância e sugerem um possível fim para o cientismo que domina a nossa cultura.» ? Dean Koontz, autor bestseller do The New York Times. «Este é um livro há muito esperado que, até agora, nenhum especialista científico ou crente religioso teve a coragem de escrever. Para os que sentem uma verdadeira curiosidade em relação à hipótese de Deus, este livro providencia a exposição mais justa e mais abrangente que existe.» ? Steve Fuller, cátedra Auguste Comte de Epistemologia Social, University of Warwick; autor de Knowledge: The Philosophical Quest in History. «Este livro é uma análise soberba das provas relevantes. De forma convincente, Stephen Meyer demonstra que a hipótese de Deus não é apenas uma explicação adequada para a origem do nosso Universo bem afinado e da nossa biosfera: é a melhor explicação.» ? Professor David Galloway, médico, doutorado, College of Medical, Veterinary and Life Sciences, University of Glasgow; ex-presidente do Royal College of Physicians and Surgeons of Glasgow. -
E se o Tempo não Existisse?Será que o tempo existe mesmo? Carlo Rovelli descreve a sua trajetória pessoal como investigador e dá conta das suas inquirições sobre a natureza do espaço e do tempo. A relatividade geral, a mecânica quântica, a gravidade quântica, o nascimento do Universo, o destino dos buracos negros são as personagens principais deste testemunho direto de uma vida dedicada à ciência. Nesta edição aumentada, surgem novas ideias, como as estrelas de Planck ou o debate sobre a realidade do Tempo. Nas propostas menos intuitivas podem encontrar-se as soluções mais convincentes para os problemas mais espinhosos da nova física. É possível que o tempo não exista. -
A Identificação Humana e a Investigação CriminalOs Estudos de Segurança são hoje uma área do conhecimento científico em crescimento e todo o Mundo e Portugal não foge à regra, num quadro académico em que tem havido importantes respostas. Espero que todo o esforço possa perdurar, já que o mesmo está ao serviço da ciência, e também neste caso podendo ajudar a formar muitos profissionais nas mais diversas áreas da segurança. -
Mecânica - Uma IntroduçãoSendo a Física a mais fundamental das ciências da natureza, é nela que assenta a formação de base de qualquer curso superior de ciências ou de engenharia. Na maioria destes cursos, nacionais ou internacionais, o primeiro contacto dos alunos com a Física ocorre numa disciplina de Mecânica elementar. Tal facto tem uma razão de ser: é na Mecânica que muitos dos conceitos e princípios fundamentais da Física têm a sua raiz. Conceitos e princípios esses que os alunos verão posteriormente aplicados e adaptados não só a outros ramos da Física, mas também às restantes disciplinas de ciências e engenharia que constituam o cerne dos seus cursos.Este livro destina-se, precisamente, ao ensino de uma primeira disciplina de Mecânica de cursos de ciências ou de engenharia. Tem a sua génese na unidade curricular que temos vindo a leccionar aos alunos do primeiro ano da Licenciatura em Engenharia Química e Biológica do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) desde 2006. Sem prejuízo do rigor, procurámos centrar-nos no essencial da Mecânica que um futuro cientista ou engenheiro deve dominar, não só ao nível do conhecimento factual, como também da atitude a adoptar face a um problema.Para combater a ideia de que a Física é uma matéria abstracta e totalmente divorciada da realidade, incluímos secções onde discutimos sistemas e situações físicas mais próximas da experiência diária, algumas delas baseadas em trabalhos originais desenvolvidos por colegas do ISEL.As competências que se adquirem no estudo da Física são úteis em muitas e variadas actividades profissionais. Além disso, sendo a Física uma das grandes criações do intelecto humano, entendemo-la não apenas como algo que um dia poderá ser útil a quem a aprende, mas também como parte importante da sua cultura geral.