A Relatividade Explicada a Quem Pensava Que Nunca a Perceberia
Albert Einstein contou uma vez que, aos 16 anos de idade, se imaginou a cavalgar um raio de luz, à velocidade máxima de 300.000 km/s, numa corrida com outro raio luminoso. Porém, ao contrário do que dita o senso comum, o segundo raio não seguia empatado com o raio de Einstein; isso significaria que estava parado relativamente ao jovem sonhador alemão. Não..., o segundo raio seguia muito à frente, disparado à sua velocidade habitual de 300.000 km/s, pois as leis físicas, e é isso que define as leis, são iguais para todas as pessoas, imóveis ou em movimento.
A partir desta simples divagação intelectual Einstein viria a revolucionar a nossa visão do mundo. Sendo assim, e uma vez que praticamente toda a gente já ouviu falar da Relatividade, cavalguemos juntos a luz do saber a fim de compreender essa fantástica ideia.
| Editora | Edições Sílabo |
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| Editora | Edições Sílabo |
| Negar Chronopost e Cobrança | Não |
| Autores | Luís M. Aires |
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19 Argumentos Para Reconst(ruir) a Escola Pública Portuguesa«Ser-se professor, ter-se formação científica e preocupar-se com a educação é algo natural. (...) O professor Luís Aires conhece por dentro os problemas. Conhece a linguagem, a doutrina, a teoria. Sabe que a realidade é preocupante e sabe analisá-la. A sua formação em educação dá-lhe uma nova autoridade, uma autoridade que se soma ao seu conhecimento da escola. É reconfortante lê-lo (...). [Mas] não é apenas mais um autor crítico, o que só por si seria de saudar. Em certo sentido, vai muito mais longe. Neste livro, Luís Aires desafia-nos a fazer uma viagem pelas ideias. Poderá o Leitor não estar de acordo com tudo o que o Autor defende, mas não poderá deixar de ser sensível ao seu poder de argumentação, ao seu conhecimento da realidade e à paixão pelo ensino que nos transmite. Boa leitura!» Nuno Crato, do «Prefácio» «Não me recordo do último livro sobre a educação em Portugal que tenha combinado desta maneira inteligência e sensibilidade.» Prof.ª Marina Marques, Escola B. 2,3 da Alembrança -
Ensinar e Aprender Realmente Melhor: um guia prático para pais de alunos do 2º e 3º ciclos de escolaridadePara pais e educadores de crianças do 2° e 3° ciclos que pretendam acompanhar e ter um papel ativo e eficaz no processo de aprendizagem, este livro fornece informação e uma orientação preciosa e atual que lhes permitirá ser agentes estimulantes e complementares à formação obtida na escola. A fim de garantir este objetivo, funda-se no princípio de que o melhor é ajustar e dirigir o apoio parental e as atividades de aprendizagem ao órgão que aprende: o cérebro. Depois de explicitar as razões para se focar o ensino no modo como o cérebro funciona, o autor descreve o essencial sobre o cérebro aprendente como ponto de partida para a apresentação de um conjunto de estratégias pedagógicas que podem ser desenvolvidas com crianças e jovens. Essas estratégias refletem determinados princípios para estimular e aperfeiçoar a aprendizagem com base no papel que a atenção, a memorização, a linguagem, a inferência e a dedução, simultaneamente com o contexto, desempenham na cognição humana. Fluxogramas para facilitar a escolha do tipo de tarefa didática, bem como quadros-resumo da atividade (mais abrangente) que pode ser realizada para enquadrar a tarefa selecionada, ajudam os pais e educadores a fazer opções. Com referência aos programas em vigor, e aumentando a sua utilidade, o livro apresenta, como corolário de todas as matérias expostas, numerosos exemplos de tarefas didáticas “cerebrais” de matemática, línguas, ciências, história e geografia do 2° e 3° ciclos do ensino básico, centrados num certo fator de aprendizagem e num objetivo ou domínio/tópico do programa curricular. As vantagens imediatas alcançadas com este livro, de leitura fácil e agradável, fazem com que seja altamente recomendável para todos os pais, educadores e todos aqueles que trabalhem com alunos destes níveis de ensino. Títulos da obra Ensinar e Aprender Realmente melhor: • Pais – 2º e 3º ciclos • Professores – 2º ciclo • Professores – 3º ciclo -
2 Professores CN+FQ - Ensinar e Aprender Realmente Melhor - Um Guia PráticoPara os professores do 2° e 3° ciclos que pretendam melhorar o seu desempenho, potenciando as capacidades dos seus alunos, este livro fornece uma orientação preciosa e atual que lhes permitirá dar aulas estimulantes e gratificantes. A fim de garantir este objetivo, funda-se no princípio de que o melhor é ajustar e dirigir as atividades de aprendizagem ao órgão que aprende: o cérebro.Depois de explicitar as razões para se focar o ensino no modo como o cérebro funciona, o autor descreve o essencial sobre o cérebro aprendente como ponto de partida para a apresentação de um conjunto de estratégias pedagógicas a desenvolver com os alunos. Essas estratégias refletem determinados princípios para estimular e aperfeiçoar a aprendizagem com base no papel que a atenção, a memorização, a linguagem, a inferência e a dedução, simultaneamente com o contexto, desempenham na cognição humana. Fluxogramas para facilitar a escolha do tipo de tarefa didática, bem como quadros-resumo da atividade (mais abrangente) que pode ser realizada para enquadrar a tarefa selecionada, ajudam os professores a fazer opções.Com referência aos programas em vigor, e aumentando a sua utilidade, o livro apresenta, como corolário de todas as matérias expostas, numerosos exemplos de tarefas didáticas “cerebrais”, centrados num certo fator de aprendizagem e num objetivo e domínio/tópico do programa curricular.As vantagens imediatas alcançadas com este livro, de leitura fácil e agradável, fazem com que seja altamente recomendável para todos os professores empenhados numa formação integrada e bem sucedida dos seus alunos, orientada para o século XXI. -
3 Professores Línguas - Ensinar e Aprender Realmente Melhor - Guia PráticoPara os professores do 2° e 3° ciclos que pretendam melhorar o seu desempenho, potenciando as capacidades dos seus alunos, este livro fornece uma orientação preciosa e atual que lhes permitirá dar aulas estimulantes e gratificantes. A fim de garantir este objetivo, funda-se no princípio de que o melhor é ajustar e dirigir as atividades de aprendizagem ao órgão que aprende: o cérebro.Depois de explicitar as razões para se focar o ensino no modo como o cérebro funciona, o autor descreve o essencial sobre o cérebro aprendente como ponto de partida para a apresentação de um conjunto de estratégias pedagógicas a desenvolver com os alunos. Essas estratégias refletem determinados princípios para estimular e aperfeiçoar a aprendizagem com base no papel que a atenção, a memorização, a linguagem, a inferência e a dedução, simultaneamente com o contexto, desempenham na cognição humana. Fluxogramas para facilitar a escolha do tipo de tarefa didática, bem como quadros-resumo da atividade (mais abrangente) que pode ser realizada para enquadrar a tarefa selecionada, ajudam os professores a fazer opções.Com referência aos programas em vigor, e aumentando a sua utilidade, o livro apresenta, como corolário de todas as matérias expostas, numerosos exemplos de tarefas didáticas “cerebrais”, centrados num certo fator de aprendizagem e num objetivo e domínio/tópico do programa curricular.As vantagens imediatas alcançadas com este livro, de leitura fácil e agradável, fazem com que seja altamente recomendável para todos os professores empenhados numa formação integrada e bem sucedida dos seus alunos, orientada para o século XXI. -
Uma História da Matemática«Não escrevi esta pequena história da matemática para leigos nem para peritos. Pretendi somente transmitir uma perspectiva pessoal do que a matemática pode dizer de nós. Tal como a invenção da escrita, a construção da Grande Muralha da China, a abolição da escravatura e da pena de morte, e a ida à Lua. Para que, quem não gosta da matemática passe a gostar, e quem gosta, a aprecie ainda mais. Espero ser bem sucedido.» Aceda a parte da obra: http://www.silabo.pt/Conteudos/9305_PDF.pdf Público alvo:Leitores apaixonados pela matemática e pela sua história. Estudantes de qualquer nível de ensino com disciplinas de matemática. -
Vírus, Bactérias e Humanos – Ciência e Histórias de uma Coabitação AtribuladaQuase todos nós já ouvimos falar de gripe, peste, tétano, tuberculose, COVID-19 ou de pandemia. O temor associado a estas palavras tem a sua origem num mundo invisível habitado, entre outras entidades, por bactérias e vírus. Nossos companheiros de sempre e para sempre, as bactérias e vírus, apesar de muitíssimo pequenos, fazem-nos sentir a sua presença e importância aqui e ali, ou até em todo o lado, através do que comemos ou bebemos, ou de doenças altamente mortíferas e devastadoras para a espécie humana. Neste livro o autor expõe o que a ciência já sabe sobre estes microrganismos e relata algumas das batalhas, devidamente contextualizadas, da guerra dos seres humanos contra as manifestações indesejadas da nossa coabitação íntima com os vírus e bactérias, desde os tempos da caça e recoleção até à modernidade da engenharia genética. Será esta a guerra que moldará o nosso futuro de forma decisiva? Este livro ajuda-o a encontrar a sua resposta. -
Conceitos de Matemática - Fundamentos para as Ciências da VidaConceitos de Matemática - Fundamentos para as Ciências da Vida apresenta e facilita a compreensão de conceitos matemáticos importantes na atividade de estudantes e de profissionais deste domínio do saber. Utilizando uma linguagem cuidada e atraente, e fazendo apelo a que o leitor não seja seduzido somente pela utilidade da matemática como ferramenta, mas também pelo seu encanto como ideia, o autor evidencia nesta obra a convicção que escrever sobre matemática é um ato literário e não apenas juntar algumas frases a inúmeros símbolos mais ou menos abstratos. -
O Futuro da Terra Explicado a Quem Pensava Que o CompreendiaO planeta Terra existe há cerca de 4.600 milhões de anos, e a vida que o habita suporta as variações e a inclemência do ambiente há perto de 4.000 milhões, tendo atravessado cinco conhecidas extinções em massa. O que torna a vida tão resiliente? O segredo reside na forma como as diferentes espécies de seres vivos se organizam, adaptam e respondem aos desafios da sobrevivência. Essa forma é o ecossistema, uma complexa teia de relações que, à escala global, é designada por biosfera. Devemos compreender como funciona pois fazemos parte dela, é o lar que nos abriga e satisfaz as nossas necessidades fundamentais, e onde, com certas regras, se joga o futuro. Não o da Terra, que continuará a sua dança em torno do Sol por mais uns milhares de milhões de anos. É do futuro da espécie humana (e de outras) que este livro trata. Todas as espécies são transitórias no grande Tabuleiro da Vida. Será que podemos viciar o jogo, de modo a prolongar a nossa presença nesta gloriosa experiência cósmica?... -
A Mente Humana - Quatro mil milhões de anos de evolução da inteligência no planeta TerraÉ tipicamente humano valorizar os nossos pensamentos e capacidades, sentindo-nos como René Descartes, com uma alma – a grande obra da «criação» – distinta e separada do nosso corpo físico. Será que um morcego sente o mesmo?... A inteligência humana despontou no planeta Terra decorridos cerca de 3.800 milhões de anos de evolução biológica. Dada a grandeza da escala temporal, temos de procurar no passado pistas para compreender melhor a propriedade vital que tanto prezamos. E superando a nossa arreigada presunção, devemos ir bem fundo nessa «escavação arqueológica», o que nos levará a encarar questões como um caranguejo estará consciente de si mesmo? Ou são as bactérias inteligentes? As respostas dependerão do uso que fizermos dos conhecimentos empíricos, do pensamento crítico, racionalização e da curiosidade, ferramentas caras à «coisa mais preciosa que possuímos» [Einstein]. Este livro introduz-nos, através da ciência, numa demanda que acena com uma gratificante recompensa: reconhecer o nosso verdadeiro lugar no mundo natural. «A consciência parece sobrenatural. A identidade, o espanto, (...) o amor – como se forma a transcendência a partir da tabela periódica dos elementos? Se quisermos perceber de que modo a matéria se transformou em consciência, teremos de recuar até aos primeiros seres unicelulares que surgiram nos oceanos.» Ann Druyan -
Desafios MatemáticosNeste livro o leitor ver-se-á confrontado com desafios em cinco domínios da matemática: aritmética, geometria, lógica, probabilidades e álgebra. Cada capítulo é iniciado por uma brevíssima contextualização histórica, seguindo-se diferentes secções de desafios matemáticos cujas soluções são imediatamente descritas ou então reveladas no final do livro. Pelo meio encontrará sugestões de jogos para desenvolver com outras pessoas e, também, algumas curiosidades interessantes. • Melhore a sua capacidade de reflexão e o seu espírito lógico. • Desenvolva as suas capacidades de concentração. • Aprenda a perseverar. • Torne a matemática e os números mais úteis para si. • Desenvolva a sua memória. • Desenvolva novos hábitos de pensar. • Exercite o seu cérebro, mantenha-o poderoso, ágil e adaptável. • Divirta-se com a família e os amigos.
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A Origem do TempoComo foi possível o universo ter criado condições perfeitas para o aparecimento da vida?Stephen Hawking e Thomas Hertog trabalharam juntos durante vinte anos, desenvolvendo uma nova teoria do cosmos para o explicar.Hawking estudou a origem do big-bang que criou o universo, mas o seu trabalho inicial foi posto em causa quando um modelo matemático previu vários big-bangs dando origem a um multiverso - incontáveis universos diferentes, a maioria dos quais demasiado bizarros para serem compatíveis com a vida. Recolhidos no Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica de Cambridge, Stephen Hawking e o seu amigo e colaborador Thomas Hertog trabalharam neste problema durante vinte anos, desenvolvendo uma nova teoria do cosmos com o objetivo de explicar o aparecimento da vida. Juntos, encontraram um nível mais profundo de evolução, no qual as próprias leis físicas se transformam e simplificam até as partículas, as forças e o próprio tempo. Esta descoberta levou-os a uma ideia revolucionária: as leis da física não são imutáveis; nascem e coevoluem à medida que o universo que elas governam toma forma.A Origem do Tempo é a última teoria de Stephen Hawking, uma nova e impressionante visão do nascimento do universo que transformará profundamente a maneira como pensamos sobre o nosso lugar na ordem do cosmos. -
Einstein 1905 - O Padrão da GrandezaEm 1905, no espaço de poucos meses, Einstein publicou cinco artigos científicos que viriam a ter um tremendo impacto na física, alterando até os fundamentos da disciplina. Einstein 1905 narra a génese desses artigos, o contexto da época em que foram publicados, e as reacções e implicações que viriam a ter na física. Esse ano é, pois, justamente considerado o annus mirabilis da física, e mudou para sempre a forma como entendemos o universo. Além disso, a complexidade conceptual desses artigos estabeleceu também um novo padrão para a inteligência humana, e Einstein é precisamente o seu representante máximo.