Partilhar

29,89 €
Wishlist Icon

Poderá gostar

Detalhes do Produto

Sinopse

As Cartas do Índico são um testemunho pessoal, um relato do comandante da primeira missão da União Europeia em Moçambique. Além de espelharem a paixão do autor pelas terras moçambicanas, são também uma profunda, e em vários momentos inusitada, reflexão para combater o terrorismo, aliada a uma narrativa clara de esperança e de profundo respeito pelo(s) povo(s) sofredor(es) da região de Cabo Delgado. É um livro escrito para todos os que se preocupam com a condição humana, e é, também, um ensaio para todos aqueles, desde académicos e investigadores a curiosos, que se interessam por assuntos africanos.

Um livro que narra, frequentemente na primeira pessoa, o “dia/semana a dia/semana” de uma missão que contou com a participação de militares e civis provenientes de 12 países da União Europeia (EU), ainda que na sua maioria fossem portugueses, e que, pelo caráter inovador e colaborativo como foi desenvolvida, permitiu que civis e militares, da UE, e de outros países aliados de Moçambique, tenham conseguido construir um projeto de paz e de esperança, que junta desenvolvimento e segurança, destinado a edificar um melhor futuro para o povo de Moçambique.

Ler mais

Autor

Nuno Lemos Pires

Nasceu em Lisboa, Portugal, terminou a Academia Militar (AM) em 1988, e é, atualmente, Brigadeiro-general do Exército/Operações Especiais.

Participou em várias missões internacionais, destacando-se, Moçambique (1995-1996 e 2021-2022), Angola (2000 e 2001), Espanha (2002-2005), Paquistão (2005) e Afeganistão (2009-2010).

No âmbito nacional, e de entre as inúmeras funções que desempenhou, destacam-se as de: instrução e comando na Escola Prática de Infantaria; Professor de Estratégia e História Militar no Instituto de Altos Estudos Militares; Chefe de Gabinete do Almirante Comandante na NATO Joint Command Lisbon;

Comandante do 2.º Batalhão de Infantaria Mecanizada, na Brigada Mecanizada em Santa Margarida; Professor de História Militar e Relações Internacionais na AM; Diretor de Formação na Escola das Armas, em Mafra; de Comandante do Corpo de Alunos e do Quartel da Amadora na AM.

Desempenhou, igualmente, as funções de Subdiretor-geral de Política de Defesa Nacional e Coordenador do Centro do Atlântico, e, novamente em contexto internacional, foi Comandante da Força da Missão de Treino da União Europeia em Moçambique (EUTM – Moz), de setembro de 2021 a setembro de 2022 (período onde escreveu o livro que é agora levado à estampa), Atualmente é 2.º Comandante e Diretor de Ensino na AM.

O autor é doutorado em História, Defesa e Relações Internacionais pelo ISCTE-IUL (com AM), tem 11 livros publicados e mais de 120 capítulos ou artigos em livros e publicações variadas, sobre temas relacionados com História Militar, Relações Internacionais, Segurança e Defesa, Estratégia e Terrorismo, e colabora frequentemente com diversas Universidades e Institutos, militares e civis, nacionais e internacionais, como palestrante e conferencista.

Ler mais
Search engine powered by ElasticSuite