Na Periferia de uma Coleção

20,00 €
Envio previsto até

Esta obra, com coordenação de Teresa Leonor M. Vale e textos de Maria João Neto, Clara Moura Soares e Teresa Leonor M. Vale, contém uma seleção do acervo de objetos de arte sacra - alfaias litúrgicas (ourivesaria) e escultura - adquiridos por Anastácio Gonçalves. Revela o quanto o belo foi motor das suas aquisições, ainda que excêntricas ao seu pensamento político e espiritual (republicano e laico, sem um espírito que o animasse aquisição destas obras por motivos religiosos) o colecionador soube encantar-se com as suas razões artísticas e emocionar-se com os aspetos formais, técnicos, narrativos e simbólicos - numa palavra, estéticos - que envolveram a criação destas obras de arte sacra. Esta edição é o catálogo de uma exposição com o mesmo nome, com a curadoria da investigadora e docente Teresa Leonor M. Vale, patente na Casa -Museu Dr. Anastácio Gonçalves.

Detalhes
Editora Scribe
Categorias
Editora Scribe
Negar Chronopost e Cobrança Não
Autores Teresa Leonor M. Vale, Clara Moura Soares, Maria João Neto
Teresa Leonor M. Vale
Maria João Neto
"Maria João Neto Maria João Neto é Professora Associada com Agregação no Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Licenciou-se em História da Arte na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 1985. Concluiu o Mestrado, na mesma Faculdade, em 1990, com a apresentação de uma tese sobre O Restauro do Mosteiro de Santa Maria da Vitória de 1840 a 1900. Doutorou-se em 1996 com uma tese intitulada A Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais e a Intervenção no Património Arquitectónico em Portugal (1929 - 1960). Tem desenvolvido os seus estudos e projetos de investigação nacionais e internacionais, bem como a orientação de teses, nas áreas de História da Arte Contemporânea, História e Teoria do Restauro Arquitetónico, Gestão Integrada do Património Artístico e História do Colecionismo e Mercados da Arte. Atualmente é diretora do ARTIS - Instituto da História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. João Alves da Cunha Arquiteto pela FAUL (1998) e Mestre em Reabilitação da Arquitetura e Núcleos Urbanos pela mesma faculdade (2003). É Doutor em História da Arquitetura na FAUL (2014) com a tese “MRAR - Movimento de Renovação da Arte Religiosa e os anos de ouro da Arquitetura Religiosa em Portugal no século XX”, sob a orientação dos arquitetos José Manuel Fernandes e Nuno Teotónio Pereira, trabalho distinguido pela FAUL com o Prémio Professor Manuel Tainha, correspondente à melhor tese de Doutoramento em arquitetura nos anos 2013- 2014, e publicado pela Universidade Católica Editora em 2015. É conferencista e autor de diversos artigos na área da arquitetura religiosa, relevando-se os últimos trabalhos “Igreja do Sagrado Coração de Jesus, Lisboa” (2020), “Igreja da Sagrada Família, Paço de Arcos” (2019) e “O Seminário da Luz, nos 50 anos da sua igreja” (2018). Tem organizado, desde 2010, encontros e exposições de arquitetura e de arquitetura religiosa. É investigador do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, onde tenho colaborado em projetos de investigação como “A Igreja Católica e a Cidade Moderna” (2015) e “Dominicanos. Arte e Arquitetura Portuguesa. Diálogos com a Modernidade” (2018). "
Clara Moura Soares

É Professora Auxiliar e investigadora integrada do ARTIS - Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, desenvolvendo atividade particularmente no grupo de investigação Patrimonium - Ciências do Património e Mercados da Arte. Neste âmbito tem integrado equipas de vários projetos, sendo investigadora responsável do Eneias - A coleção de pintura da Biblioteca Nacional de Portugal: do resgate do património artístico conventual na implantação do Liberalismo ao estudo integrado de conservação e divulgação (PTDC/HIS-HEC/113226/2009), resultante de uma parceria com o Instituto Politécnico de Tomar. Tem desenvolvido investigação e orientado teses de mestrado e doutoramento em diversos domínios das ciências do património, nomeadamente da sua gestão, do inventário e da história e teoria do restauro, bem como do turismo cultural, com livros e artigos publicados. Focando-se particularmente no século XIX, a sua dissertação de doutoramento em História da Arte foi consagrada ao estudo dos restauros oitocentistas do Mosteiro de Santa Maria de Belém.

Partilhar
Book Search
Livros dos mesmos Autores Ver Todos
Top Vendas da categoria Ver Todos