O Município de Coimbra: monumentos fundacionais

30,00 €
A cultura é a matriz da identidade coletiva de um povo, e é essencial reforçar o seu papel como elemento agregador da comunidade e como base da reconstrução da esperança coletiva num devir que mobilize positivamente o melhor que cada território possui.

Atentos a esta realidade, este esforço deve, sempre que possível, ser complementado por iniciativas que deem destaque e acrescentem valor ao património histórico da cidade, o que se tem traduzido, entre outras, na edição dos seus principais documentos históricos, sejam actas de vereação, posturas municipais ou cartas de foral, atribuídas ao longo dos séculos e que constituem os seus pilares fundacionais.

Aquando das comemorações dos 900 anos do foral de 1111, o Município de Coimbra, cujo arquivo histórico é guardião de uma significativa parte desse acervo documental, decidiu avançar com esta obra magna, em parceria com a Imprensa da Universidade de Coimbra, na qual, pela primeira vez na historiografia de Coimbra, foram editados em facsimile, traduzidos e profundamente estudados todos os seus monumentos fundacionais, de 1085 até 1516.

A partir desta edição, avalizada pelo rigor científico da sua autora, Maria Helena da Cruz Coelho, Coimbra e o País passam a dispor de um instrumento de trabalho de excelência para melhor conhecer a gesta do território e do povo de Coimbra.


Detalhes
Editora Imprensa da Universidade de Coimbra
Categorias
Editora Imprensa da Universidade de Coimbra
Negar Chronopost e Cobrança Não
Autores Maria Helena Da Cruz Coelho
Maria Helena Da Cruz Coelho
Maria Helena da Cruz Coelho é Professora Catedrática Jubilada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Investigadora Integrada do Centro de História da Sociedade e da Cultura. Colabora com outras Unidades de I&D e tem participado em diversos projectos científicos, alguns apoiados pela FCT. Pertence a diversas Academias e Comissões nacionais e internacionais, sendo membro da Comissão Científica de várias revistas do país e do estrangeiro. É Vice-Presidente da Academia Portuguesa da História e Presidente da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais. Esteve presente em centenas de encontros e reuniões científicas no país e estrangeiro (Espanha, França, Itália, Inglaterra, Escócia, Bélgica, Áustria, Alemanha, Grécia, República Checa, Noruega, ex-URSS, USA, Canadá, Brasil, Argentina, Marrocos, Cabo Verde), apresentando, na maioria delas, comunicações e conferências. A sua investigação, divulgada em mais de trezentas publicações, algumas traduzidas em russo, espanhol, francês, italiano, inglês e alemão, incide sobre as mais diversas temáticas do período medieval, com destaque para a historiografia, biografia, história política, história social, história religiosa, história institucional, história económico-social, poder local, mundo rural, alimentação e quotidiano. Recebeu o Prémio Ciência da Fundação Calouste Gulbenkian (1990) e oito prémios da Academia Portuguesa da História. Foi agraciada com o Grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique (2011). No âmbito das matérias abordadas neste livro, conta, entre outros estudos, com as obras: Forais de Montemor-o-Velho, Montemor-o-Velho, Câmara Municipal, 2002. Foral de D. Manuel I a Santarém, Santarém, Câmara Municipal, 2007. O Município de Coimbra. Monumentos Fundacionais, Coimbra, Câmara Municipal de Coimbra. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013.
Partilhar
Book Search
Livros dos mesmos Autores Ver Todos
Top Vendas da categoria Ver Todos