Os Sete Saberes para a Educação do Futuro
Por solicitação da UNESCO, Edgar Morin interrogou-se sobre a educação de hoje. Apresentou os problemas centrais e enunciou sete saberes necessários às gerações que inauguram o século XXI. Contra as cegueiras do conhecimento (a ilusão e o erro), Morin preconiza o ensino do conhecimento dos conhecimentos e enuncia os princípios de um conhecimento pertinente, onde as partes são solidárias do todo. Exalta em seguida a condição humana, cuja complexidade está desintegrada no ensino e cuja unidade deve ser encontrada na diversidade dos conhecimentos e dos humanos, assim como a identidade terrestre, que deve estar à medida do destino planetário do género humano, fundada sobre a história das comunicações e da comunidade de destino dos humanos: a morte. Para isso, convém ensinar a arte de enfrentar as incertezas (ensino das incertezas) surgidas nas ciências, a estratégia dos ocasos, o exame dos acontecimentos e acidentes do século, o carácter inesperado da aventura humana, e a compreensão, penhor de paz, à qual estamos vinculados por fundação e vocação necessária para sair da barbárie (estudo da incompreensão). O objectivo é então o de definir uma ética do género humano, que deve completar a humanidade como comunidade planetária: uma Terra-Pátria e uma cidadania terrestre, reconciliação social do indivíduo e da espécie.
| Editora | Instituto Piaget |
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| Editora | Instituto Piaget |
| Negar Chronopost e Cobrança | Não |
| Autores | Edgar Morin |
Nascido em Julho de 1921, vive em Paris, resistiu ao nazismo e depois ao estalinismo, ator político independente, é sociólogo do contemporâneo, iniciador do pensamento complexo, é hoje diretor emérito de Investigação no CNRS, onde preside ao Comité Científico Ciências e Cidadãos. É presidente da Agência Europeia para a Cultura (UNESCO), presidente da Associação para o Pensamento Complexo, membro fundador da Academia da Latinidade, co-diretor da revista Communications. É investigador e membro honorário do Instituto Piaget, que lhe outorgou, em Abril de 2002, o Prémio Poética do Pensar. As Edições Piaget já publicaram, da sua autoria: «Introdução ao Pensamento Complexo».
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Amor, Poesia, Sabedoria«Nesta época de liberalismo exacerbado, morosidade social e futuro incerto este trabalho de Edgar Morin surge a propósito. Não que o autor pretenda desenhar os contornos de uma sociedade idealizada, onde cada um, como que por encanto, encontra uma alegria de viver, mas porque a ideia de que a vida se possa resumir à prudência, à organização excessiva das coisas e à certeza, dá ao autor o inesperado desejo de discutir com os paladinos da racionalidade. Amor, Poesia, Sabedoria é uma síntese simplificada de uma certa concepção do caminho do homem. Se não existir sentido é necessário procurar as razões num amor incerto e numa poesia que teima em não se exprimir.» Le Monde Diplomatique «Enquanto, por todo o lado, não cessa a enumeração de crimes, Edgar Morin surge pensando em flores e em palavras doces, sonha com a criança que se vincula à mãe, comove-se com os seus periquitos, que, na sua gaiola, se beijocam como os namorados de Brassens nos seus queridos bancos públicos. Perante o «desfraldar da hiperprosa» que é a uniformização da dor, não estará Edgar Morin a demonstrar um enorme interesse em reanimar um ramo de flores que se julgava murcho? Amor, Poesia e Sabedoria , segundo o autor, precedem de um mesmo fundo da vida sentimental, desse terreno obscuro, vizinho do nosso espírito que pensa. A razão contra a paixão? A sabedoria mais que loucura? É loucura ser demasiado razoável. Morin nesta obra demonstra como tudo se troca e se comunica numa dialógica permanente e que a palavra transporte, outrora tinha um significado muito melhor, pois significava a respiração amorosa, isto, claro, antes de a civilização moderna lhe atribuir exclusivamente as emanações de hodrocarbonetos. Após a leitura destas belíssimas e tocantes meditações tiraremos por lição que viver é sentir a vida.» Nouvel Observateur -
O Meu CaminhoEsta obra apresenta o caminho de um Homem: Edgar Morin. Neste caminho encontramos o pensamento que se formou e que produziu a sua obra. Um caminho feito pela curiosidade, pelo questionamento permanente, por uma inseparável ligação entre a vida e a obra, pela gestação lenta do pensamento complexo. No entanto, um caminho percorrido de forma descontínua com recomeços e renascimentos a todos os dez anos. Uma obra apaixonante onde Edgar Morin nos revela, sem dissimular emoções e paixões, o seu caminho, a sua experiência de vida, amor, poesia, velhice e morte. Nascido, em 1921, de uma família de nacionalidade italiana, com ascendência judeo-espanhola, a adolescência de Edgar Morin foi marcada pela escalada do nazismo, os processos estalinistas de Moscovo, a marcha contra a guerra. Aos vinte anos, sob a Ocupação, entra para o Partido Comunista e para a Resistência gaullista. Após a guerra, o seu caminho continuará a ser o da resistência ao estalinismo, à guerra da Argélia, contra todas as barbáries que assolam o mundo da sua existência. -
Edwige, a InseparávelEis uma história de um amor que se rememora. O livro abre-se numa ode ao quotidiano, às pequenas coisas, aos pequenos gestos, aos rituais que formam um casal e uma vida. Tudo se torna sublime neste amor sem fim em estado nascente, tudo se transcende através do amor mútuo: o café da manhã, a rega das flores, a música no carro, o mercado. Sem cessar, os dois enamorados escrevem pequenas palavras um ao outro, oferecem-se pequenos desenhos que o livro nos mostra. Edgar Morin pinta-nos o retrato da sua amada: uma mulher fascinante, marcada por dolo?rosas experiências, uma mulher ainda criança que vive no seu mundo imaginário construído para suportar a realidade, uma mulher intuitiva, e por vezes telepata, recusando que um psicólogo surja na sua vida para lhe violar os segredos do seu ser. O retrato de um ser complexo a ser amado até à exaustão, e é assim que Edgar Morin a ama. Esta história de amor não foi simples, no início: muitos atrasos, encontros falhados, porém cruzam-se inúmeras vezes no caminho que fazem. No entanto, ao fim de dezassete anos, de várias falsas partidas, de outras relações e uniões de ambos, reencontram-se porque esse era o seu destino. Anos e anos de felicidade absoluta, por fim a doença e a morte e, para Morin, o luto impossível daquela que irrigava a sua vida, ainda simultaneamente presente e ausente. É este luto que o autor nos conta, dia a dia, durante um ano, dando-nos a possibilidade de sentir esses momentos lancinantes em que a mínima coisa se torna emocional, gera o caos.Um livro marcante, escrito de forma soberba, fascinante, cheia de amor. Uma magnífica descoberta do que é o verdadeiro amor que se sente, vive e cultiva até nas idades mais avançadas. Uma obra que é um verdadeiro prazer de leitura, mesmo quando as lágrimas de emoção nos toldam os olhos. -
O Ano I da Era Ecológica«Foi na Califórnia, em 1969-1970, que alguns amigos cientistas na Universidade de Berkeley me despertaram para a consciência ecológica. Três décadas mais tarde, depois do mar Aral ter secado, da poluição do lago Baikal, as chuvas ácidas, a catástrofe de Chernobyl, a contaminação das placas freáticas, o buraco do ozono na Antártica, o furacão Katrina em Nova Orleães, a urgência é maior que nunca». EDGAR MORIN «Os cientistas, como os poetas, demostram que as trajetórias da natureza e da humanidade são indissociáveis, que a nossa comunidade de origem é idêntica à nossa comunidade de destino [ ] Saint-Exupéry escreveu: não existem soluções, mas forças. Criemos as forças e as soluções surgirão. Possuímos utensílios extraordinários para erradicar a fome e salvar a Terra. O que nos falta é uma vontade comum». NICOLAS HULOT -
Introdução ao Pensamento Complexo«Adquirimos conhecimentos extraordinários sobre o mundo [...] e, no entanto, por todo o lado, erro, ignorância, cegueira progridem simultaneamente com os nossos conhecimentos». Assim começa a Introdução ao Pensamento Complexo, esta pequena «grande» obra de Edgar Morin.Mas onde Adorno e Heidegger concluíam que a «Razão é Totalitária» e balanceavam num «pessimismo descontrolado» face à razão, Morin oferece a ideia exactamente contrária, «uma tomada de consciência radical é-nos necessária» porque «estes erros, ignorâncias, cegueiras e perigos têm uma característica comum que resulta de um modo de organização do conhecimento mutilante, incapaz de reconhecer e aprender a complexidade do real».É a esta «tomada de consciencia radical», a esta nova «organização do conhecimento», que permite apreender o mundo e a «complexidade do real», que Edgar Morin se dedica há mais de 40 anos, conforme o comprovam as suas inúmeras obras.Mas Edgar Morin é um dos raros autores que atacou frontalmente as questões do método que permitem repensar o mundo de hoje com os instrumentos intelectuais do presente. E é neste enquadramento que é necessário colocar a presente reedição desta Introdução ao Pensamento Complexo.Esta obra, imprescindível, permite lembrar três pontos importantes. Primeiro, que uma teoria do conhecimento é sempre uma teoria da sociedade, que uma das questões centrais das ciências continua a ser a do «problema da organização do conhecimento». Segundo, que o pensamento complexo, mesmo inacabado - sobretudo porque não é acabado - é um elemento fundamental na actual refelxão sobre os nossos sistemas de pensamento. Por fim, apesar da dificuldade deste trabalho de reflexão sobre o mundo, somos capazes de o fazer bem. Como diz Edgar Morin, de forma bela, «estamos condenados ao pensamento incerto, a um pensamento crivado de buracos, a um pensamento que não tem fundamento algum de certeza. Mas todos somos capazes de pensar nestas condições dramáticas». -
La Fraternité. Pourquoi ?"Liberté, égalité, fraternité" ces trois termes sont complémentaires, mais ils ne s'intègrent pas automatiquement les uns aux autres : la liberté, surtout économique, tend à détruire l'égalité , imposer l'égalité est une atteinte à la liberté. Donc le problème est de savoir les combiner. On peut édicter des lois qui assurent la liberté ou qui imposent l'égalité, mais on ne peut imposer la fraternité par la loi. Elle doit venir de nous. Il nous faut associer et combiner liberté et égalité, quitte à faire des compromis entre ces deux termes, et susciter, éveiller ou réveiller la fraternité. La reconnaissance de notre humanité commune et le respect de ses différences sont les bases sur lesquelles pourrait se développer la fraternité entre tous les humains face à notre destin commun dans une aventure commune. Ce sont dans des oasis, lieux d'une économie solidaire, de dépollution et de détoxification des vies, lieux de vie meilleure que nous pourrons imaginer des lieux de solidarité. Nous devons créer des îlots de vie autre, nous devons les multiplier. Si la régression se poursuit, ils seront des lieux de résistance fraternelle. Et si apparaissent les lueurs d'une aurore, ils seront les points de départ d'une fraternité plus généralisée dans une civilisation réformée. -
Os Meus DemóniosTodos os seres humanos têm os seus demónios. São entidades espirituais ao mesmo tempo interiores e superiores a nós, a quem obedecemos sem saber. Donde vêm? Por têm tanto poder sobre nós? Que fazem de nós e que fazemos nós deles? Poderão modificar-se e até transformar - se através da experiência de vida? Quis reconhecer os demónios que ocuparam e animaram o meu espírito e que me diferenciaram sem que tenha procurado singularizar-me. Quis em todos os casos remontar à sua origem, ver como se formaram, como se transformaram e me transformaram. No final deste livro, tento reconhecer os erros a que eles me conduziram, as verdades a que permaneço fiel e, doravante capaz de dialogar com eles, assumo-os de forma consciente. Simultaneamente confissão e credo, Os Meus Demónios é inclassificável. É o livro de um escritor, de um historiador, de um pensador, um livro que se esforça por tratar do seu próprio autor, das suas experiências na sua época, do pensamento complexo a que deu origem. Nele encontramos a visão do sociólogo preocupado com os acontecimentos presentes, do antropólogo atento ao mito e ao imaginário, e do autor de O Método, para quem a complexidade se tornou o desafio que deve ser enfrentado pelo espírito humano. -
Um Ano Sísifo: Diário de um Fim de SéculoUm ano sísifo na história de um planeta cujas esperanças se voltam a perder e onde tudo parece dever recomeçar do zero. Um ano sísifo na vida de um homem em que todas as resoluções para reformar a sua vida se desmoronam e em que deve retomá-las do zero.Os acontecimentos e problemas do ano surgem não somente dos ecrãs de televisão e das páginas impressas mas também através das vivas discussões entre amigos, como nos encontros e colóquios internacionais onde Edgar Morin aborda por vezes a história. Impelido pela sua curiosidade, ele nota mil detalhes da vida quotidiana e arrola informações de todos os horizontes, passando dos seus passatempos ou do prazer de uma refeição aos grandes problemas planetários, da dor de uma morte próxima ao divertimento com as pequenas futilidades.Este diário em caleidoscópio é também, e ao mesmo tempo,o espelho dos acontecimentos do mundo e daquele que os interpreta. -
Sociologia - A Sociologia do Microssocial ao MacroplanetárioA sociologia deve assumir simultaneamente uma vocação científica e uma vocação ensaística. O sociólogo deve assumir as duas culturas nas quais participa: a cultura científica e a cultura humanista (filosófica e literária) e deve revelar o desafio da separação e do antagonismo entre as duas culturas. Por aí mesmo poderia desempenhar um papel-chave na tão necessária comunicação interfecundação entre essas duas culturas.»Edgar Morin propõe-nos, nesta sua obra, revista e aumentada, um pensamento sociológico que restaure uma organização, ressuscite a reflexão sobre os grandes problemas antropossociais e que, ao mesmo tempo, confronte a realidade do presente, a vida dos acontecimentos, a complexidade dos fenómenos, a Humanidade do quotidiano. Esta «soma sociológica» ilustra e defende uma concepção complexificada da sociologia. -
Repensar a Reforma Reformar o Pensamento - A cabeça bem Feitaqui é preconizado reformar o pensamento para reformar o ensino e reformar o ensino para reformar o pensamento. No sentido da reforma do pensamento, Edgar Morin propõe os princípios que permitiriam seguir a indicação dada por Pascal: «tenho por impossível conhecer as partes sem conhecer o todo, bem como conhecer o todo sem conhecer as partes...». Estes princípios conduzem muito para além de um conhecimento fragmentado, o qual, tornando invisíveis as interações entre um todo e as suas partes, quebra o complexo e oculta os problemas essenciais; conduzem igualmente para além de um conhecimento que, apenas vendo globalidades, perde o contacto com o particular, o singular e o concreto. Estes princípios conduzem ao remediar da funesta desunião existente entre o pensamento científico, que desassocia os conhecimentos e não reflete sobre o destino humano, e o pensamento humanista, que ignora as aquisições das ciências que podem alimentar as suas interrogações sobre o mundo e a vida. Daí a necessidade de uma reforma do pensamento, que, no que diz respeito à nossa aptidão para organizar o conhecimento, permitiria a união de duas culturas divorciadas. Logo, poderiam reaparecer as grandes finalidades do ensino que deveriam ser inseparáveis: suscitar uma cabeça bem feita, mais do que bem cheia, ensinar a condição humana, iniciar a viver, enfrentar a incerteza, aprender a tornar-se cidadão.
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Gramática de Português - Ensino SecundárioEsta Gramática de Português - Ensino Secundário foi elaborada de acordo com as Aprendizagens Essenciais e o Programa e Metas Curriculares. e constitui um instrumento de trabalho completo e de fácil consulta. Organiza-se em duas partes: uma parte teórica com a apresentação clara e objetiva dos conteúdos, sempre acompanhada de exemplos. uma parte prática com inúmeros exercícios com níveis de complexidade crescente que permitem uma consolidação eficaz dos conhecimentos gramaticais. Inclui ainda um apêndice final de conjugações verbais e soluções para todos os exercícios. -
Português XXI 2 - Pack Livro do Aluno + Caderno de ExercíciosEmbora mantendo a mesma estrutura e conteúdos, esta nova edição do manual visa uma melhor adaptação à atualidade, pelo que surge com um novo design muito mais atrativo e moderno, apresentando novas fotografias e novas gravações áudio. Este método, estruturado em 3 níveis, tem como objetivo a aprendizagem da língua portuguesa, de forma ativa e participativa, apresentando uma grande preocupação pelo desenvolvimento da compreensão e da expressão oral do aluno, estimulando o debate e a troca de opinião, sem esquecer a importância da compreensão e da expressão escrita. Português XXI – Elementar destina-se a alunos que pretendem aprofundar os seus conhecimentos na língua portuguesa.Livro do Aluno – é constituído por 12 Unidades que propõem atividades linguísticas, comunicativas e a nível fonético, não esquecendo o desenvolvimento da capacidade de compreensão oral e escrita. De 3 em 3 Unidades há uma Unidade de Revisão que permite a consolidação do que foi previamente adquirido. O aperfeiçoamento da capacidade de compreensão oral e da pronúncia é promovido pelo complemento áudio. Caderno de Exercícios – permite que o aluno trabalhe as áreas gramaticais e lexicais das aulas e poderá ser utilizado em casa, como trabalho de revisão complementar das matérias. No final do livro encontram-se as soluções da maioria dos exercícios propostos. -
Português XXI 3 - Pack Livro do Aluno + Caderno de ExercíciosEmbora mantendo a mesma estrutura e conteúdos, esta nova edição do manual visa uma melhor adaptação à atualidade, pelo que surge com um novo design muito mais atrativo e moderno, apresentando novas fotografias e novas gravações áudio. Este método, estruturado em 3 níveis, tem como objetivo a aprendizagem da língua portuguesa, de forma ativa e participativa, apresentando uma grande preocupação pelo desenvolvimento da compreensão e da expressão oral do aluno, estimulando o debate e a troca de opinião, sem esquecer a importância da compreensão e da expressão escrita. Português XXI – Elementar destina-se a alunos que pretendem aprofundar os seus conhecimentos na língua portuguesa.Livro do Aluno – é constituído por 12 Unidades que propõem atividades linguísticas, comunicativas e a nível fonético, não esquecendo o desenvolvimento da capacidade de compreensão oral e escrita. De 3 em 3 Unidades há uma Unidade de Revisão que permite a consolidação do que foi previamente adquirido. O aperfeiçoamento da capacidade de compreensão oral e da pronúncia é promovido pelo complemento áudio. Caderno de Exercícios – permite que o aluno trabalhe as áreas gramaticais e lexicais das aulas e poderá ser utilizado em casa, como trabalho de revisão complementar das matérias. No final do livro encontram-se as soluções da maioria dos exercícios propostos. -
Pais à Maneira DinamarquesaUM GUIA INDISPENSÁVEL PARA EDUCAR PARA A FELICIDADE O livro oferece conselhos sobre como: - Incentivar jogos livres. - Potenciar a autenticidade e a confiança. - Fomentar a empatia. - Enfatizar o trabalho em equipa sobre as lutas de poder. - Celebrar a união. -
Passaporte para Português 1 - Pack (Livro do Aluno + Caderno de Exercícios)Passaporte para Português 1 é um Curso Inicial e Elementar de Português Língua Estrangeira concebido para cerca de 180 horas de aprendizagem.Ensina a comunicar rapidamente, com eficácia, confiança e competência a alunos principiantes absolutos, falsos principiantes e também àqueles que estudam português para lidar de forma flexível com a comunicação. Tem cerca de 1400 palavras e expressões indispensáveis para que o aluno possa comunicar de forma autónoma. Inclui vocabulário prático e relevante, de interesse a um aluno principiante, tal como todos os materiais necessários ao sucesso do professor e do aluno.Esta edição atualizada incorpora sugestões apresentadas por aprendentes e ensinantes, bem como atualizações de imagens e textos, mantendo as duas facetas cruciais do método: o carácter lúdico e o rigor na construção da competência de comunicação.Componentes de Passaporte para Português 1:Livro do Aluno: Inclui 40 unidades que podem ser usadas pelo professor como aulas pronto-a-ensinar; tarefas comunicativas e estruturais para uma aprendizagem progressiva e abrangente; temas e textos motivadores, estimulantes, diversificados, divertidos e práticos; progressão gramatical e lexical adequada às necessidades de comunicação; vocabulário controlado e coerente com as descrições do QECR para os níveis A1 e A2; cerca de 140 exercícios de gramática e 180 exercícios de pronúncia; 10 unidades para a compreensão e interação orais e 10 unidades de revisão; ficheiros áudio com as gravações dos textos disponíveis em www.lidel.pt/pt/download-conteudos/: para usar na sala de aula e apoiar o aluno fora da sala de aula.Caderno de Exercícios: Visa consolidar o material do Livro do Aluno, devendo ser utilizado pelo aluno, de preferência, fora da sala de aula e sem a ajuda do professor. Inclui as listas de vocabulário que o aluno deve adquirir em cada unidade, tal como as soluções para todos os exercícios. Contém ainda um glossário em alemão, chinês, espanhol, hindi, inglês, francês e russo. A versão em árabe está disponível em www.lidel.pt/pt/download-conteudos/.Livro do Professor: Ensina a ensinar através da descrição detalhada de como e o que fazer passo a passo em cada unidade. Ajuda a resolver os problemas de aprendizagem típicos dos nativos de várias línguas e apresenta estratégias para usar apenas o português na sala de aula. Inclui soluções para todas as tarefas do Livro do Aluno. -
Resumos de Clássicos - Os LusíadasEsta coleção apresenta a informação essencial sobre obras de Educação Literária indicadas pelo Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Secundário. Cada livro inclui o resumo de todos dos capítulos e proporciona ao aluno a aquisição e consolidação dos conhecimentos considerados fundamentais sobre o autor e a obra. Enquanto auxiliares de apoio à disciplina, os livros desta colecção são instrumentos que respondem de forma eficaz às necessidades dos alunos na preparação para testes e exame nacional. Resumo de todos os conteúdos essenciais.Linguagem clara e acessível.Indicado para a preparação de testes de avaliação e Exame Nacional. -
Português XXI 1 - Pack Livro do Aluno + Caderno de ExercíciosEmbora mantendo a mesma estrutura e conteúdos, esta nova edição do manual visa uma melhor adaptação à atualidade, pelo que surge com um novo design muito mais atrativo e moderno, apresentando novas fotografias e novas gravações áudio. Este método, estruturado em 3 níveis, tem como objetivo a aprendizagem da língua portuguesa, de forma ativa e participativa, apresentando uma grande preocupação pelo desenvolvimento da compreensão e da expressão oral do aluno, estimulando o debate e a troca de opinião, sem esquecer a importância da compreensão e da expressão escrita. Português XXI – Iniciação destina-se a alunos que pretendem aprofundar os seus conhecimentos na língua portuguesa. -
Compreensão Oral em Ação B1/B2 - Mais de 100 Exercícios com ÁudioCompreensão Oral em Ação B1/B2 – Mais de 100 Exercícios com Áudio é o segundo volume de um conjunto de três livros dirigidos a adolescentes e adultos aprendentes de português como língua estrangeira, podendo ser usado também em outros contextos, e está dividido em 12 unidades, tendo como principal objetivo o trabalho sistemático da compreensão oral.Foi concebido numa perspetiva de evolução na aquisição da língua, tendo em conta o momento de aprendizagem em que se encontra o utilizador e pressupõe que este tenha adquirido já um conjunto de conhecimentos prévios. Assim, o grau de complexidade dos conteúdos expostos vai evoluindo, estando os exemplos, exercícios e textos áudio de acordo com o momento específico de proficiência do aprendente.Os textos áudio foram produzidos e orientados de acordo com as exigências da pronúncia e prosódia necessárias para os níveis B1/B2. Ao longo das 12 unidades, apresentam-se textos de acordo com as temáticas previstas para os níveis B1/B2, sendo que cada uma delas permitirá que o aprendente desenvolva as competências relacionadas com a compreensão oral, quer através do trabalho com o texto áudio (onde as situações de comunicação são evidentes) quer através da explicitação dos atos de fala envolvidos nas tarefas orais propostas.Os atos de fala apresentados no livro estão de acordo com os atos de fala previstos para os níveis B1/B2, indicados pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas.Compreensão Oral em Ação B1/B2 – Mais de 100 Exercícios com Áudio tem:• Exercícios de preparação antes de cada texto áudio;• Audição de textos com exercícios lacunares;• Audição de textos com exercícios de verdadeiro e falso;• Audição de textos com frases para completar sentidos;• Audição de textos com perguntas de interpretação;• Soluções para todos os exercícios, o que permite quer um estudo em aula quer um estudoautónomo, e transcrição de todos os textos áudio;• Ficheiros áudio disponíveis em www.lidel.pt/pt/download-conteudos/.