O Essencial sobre os Ballets Russes em Lisboa
«A permanência dos Bailados Russos em Lisboa entre dezembro de 1917 e março de 1918 coincidiu com um dos períodos mais sombrios da sua história: em plena Primeira Guerra Mundial não havia espaço de manobra para a apresentação dos espetáculos da trupe russa na maior parte dos palcos da Europa. Os espetáculos na capital portuguesa ocorreram em condições difíceis: o golpe de Estado de Sidónio Pais e a consequente instabilidade política na capital fizeram adiar a estreia nacional e o público não estaria na melhor disposição para os acolher. No final da temporada lisboeta, a falta de contratos internacionais fez com que a companhia fosse forçada a arrastar a sua permanência em Lisboa, subsistindo em circunstâncias adversas.»
| Editora | Imprensa Nacional Casa da Moeda |
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| Editora | Imprensa Nacional Casa da Moeda |
| Negar Chronopost e Cobrança | Não |
| Autores | Maria João Castro |
Estudou na Escola Superior de Belas Artes, onde se formou em artes plásticas – pintura.
Durante alguns anos trabalhou como atriz no Teatro de Marionetas do Porto e na atualidade é professora de Educação Visual e Oficina de Artes e desenvolve regularmente projetos ligados à pintura e ao desenho. Na sua estreia na ilustração de livros, nas Edições Afrontamento, ilustrou O Senhor Nunca e o Senhor Jamais, de Francisco Duarte Mangas (2016), a que se seguiu Basta Imaginar, de João Lóio (2017) e Os Dois Sarafanos, de António Roma Torres (2019).
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Zanzibar - Arte de Um (Re)EncontroA presença portuguesa no espaço extra-europeu africano, iniciada no século XV, permitiu a construção de uma mundialização que teve pretensão de soberania universal, nomeadamente, quando se passou a dominar o império oriental. A partir daí, as mitologias sobre as quais o colonialismo português se articulou mostraram algo de nosso e de muito profundo: a identidade de um país que, a partir de um dado momento, construiu a sua história para fora, evitando assumir um olhar interior, ou seja, o que ele era por dentro. Zanzibar - Arte de um (Re) Encontro apresenta-se como um poema-convite de uma historiadora de arte que nos leva a uma revisitação de quem regressa outro, fazendo repensar esse destino de alma lusa, tão longínquo e tão próximo... -
Arte e viagem (pós-)colonial na obra de José de Guimarães / Art and travel (post-)colonial in the work of José de GuimarãesAo longo do seu percurso José de Guimarães tem vindo a desenhar um atlas da viagem contemporânea que se revela como uma descoberta de si através do outro e que se desenvolve a partir de uma trajetória própria. Na verdade, parte da cultura visual e pesquisa plástica do artista viajante português reflete, de modos diferentes e em registos distintos, uma problemática profundamente atual do mundo global de que o século XXI é herdeiro, traduzindo uma sensibilidade atenta que dispensa qualquer glosa.Throughout his career, José de Guimarães has drawn an atlas of contemporary travel that has become a discovery of self through the Other and has evolved out of his own journey. In effect, part of this Portuguese traveller-artist’s visual culture and plastic research refl ect, albeit in different modes and registers, an extremely current problematic of this global world that the 21st century has inherited, accompanied by a sensitive awareness that needs no further comment. -
Travessias por ÁfricaTRAVESSIAS POR ÁFRICA resulta de uma jornada feita ao longo de várias etapas perfazendo 17 mil quilómetros entre a África do Sul e o Quénia. Maioritariamente levada a cabo de Overland, esta viagem devolve-nos a essência de um continente único. -
TransiberianaA 2ª edição de Transiberiana, de Maria João Castro devolve-nos uma viagem inusitada pela linha ferroviária mais longa do planeta. Num palimpsesto das geografias paisagísticas e internas, a autora tenta (re)escrever a atmosfera do percurso realizado numa narrativa contínua e profundamente reflexiva. Desenhos de Eduardo Salavisa e um caderno a cores das imagens mais emblemáticas do itinerário percorrido. Nuno Júdice Um livro inesperado onde há romance e poesia. Um texto que não se limita a ser informativo mas que é, sobretudo, um texto vivido. Eduardo Lourenço Um livro que me encantou, delicioso em vários aspectos. Como historiadora de arte, a autora tem um interesse particular pelas manifestações artísticas, tem uma interpretação estética própria. Ao longo de vários momentos de uma viagem ex-mítica dá-se a conhecer o outro naquela que é uma viagem verdadeiramente iniciática. José-Augusto França Neste livro reflecte-se sobre a viagem como trajecto não como destino, é o que acontece entre dois pontos que interessa; é esse o sentido do livro e que verdadeiro sentido. -
Lugares com AlmaA nova edição de Lugares com Alma de Maria João Castro reúne um conjunto de textos de lugares especiais espalhados pelos 5 continentes. Neste volume, a autora mostra que há sítios que possuem o condão de transformar os visitantes, constituindo refúgios de um mundo intemporal ao qual se regressa a cada releitura. Cada texto tem a particularidade de seguir um mote preciso que o reconfigura de um modo singular: no caso da Cúria os Années Folles, em La Parra a atmosfera depurada de um convento, no Pera Palace segue-se um policial policial, na Polinésia destaca-se a corporalidade maori, no Delta do Okavango a África pristina, em Cuba a ruína colonial a colar-se à pele... Porque em cada lugar o andamento é distinto assim como a nossa perceção e reminiscência do tempo vivido. -
Balcãs - Um Olhar EuroasiáticoA obra resulta de um périplo recém-levado a cabo por países da ex-Jugoslávia (Eslovénia, Croácia, Montenegro, Albânia, Macedónia do Norte, Sérvia e Bósnia Herzegóvina), Grécia e Turquia. Apoiado pela investigação e a narrativa poética a que nos tem vindo a habituar, este 7º livro de crónicas de viagem da autora sintetiza a sua deambulação pós-pandemia pela parte central da Eurásia.Dividido em três capítulos - Impressões Balcãs, Pinceladas Gregas e Traços turco-otomanos - o livro encerra na frase da contracapa um olhar marcadamente autoral: "Ao contrário da paisagem sentimental da ex-Jugoslávia, a grega foi carnal e a turca exótica. De todas elas retirei momentos irrepetíveis porque deixá-las para trás é deixá-las de vez, numa cristalização inerente às viagens a prazo". -
Viagem à Década de 1920 - O Diáfano Brilho da ExtravagânciaOs Loucos Anos Vinte, Les Années Folles ou The Roaring Twenties evocam um decénio esplêndido e evanescente, definido a partir de uma efervescência artístico -cultural única.A modernidade e o cosmopolitismo emanados da Paris do pós -guerra espalharam-se pelo mundo ocidental e consagraram -se através de uma elite dançando a um ritmo frenético, euforicamente interrompido com a Grande Depressão, fim de um tempo efémero e estrondoso. Prefácio de Nuno Júdice.