Direito Público do Ambiente, Diagnose e Prognose da Tutela Processual da Paisagem

18,30 €
Envio previsto até

O volume oferece um horizonte axiológico dominado pela ideia jurídica de paisagem e do direito à paisagem. É este sonho dogmático que permite ao Autor, tendo como referência a Convenção Europeia da Paisagem, desenhar uma nova Weltanschauung do Direito Administrativo do Ambiente.
Partindo da autonomia conceptual e dogmática do direito da paisagem e da personalizadíssima fundamentalidade das suas posições jurídicas, desenha-se, em conformidade, um programa de diagnose e prognose da tutela jurisdicional urgente do ambiente-paisagem. O direito à paisagem como um novo modo de ser dos direitos, liberdades e garantias pessoais.
A paisagem como estética do ambiente, como estatuto do lugar. Como diria Platão, o ser humano não pode ser-existir sem um lugar, o seu lugar e a sua representação. A paisagem, tal como os personagens retratados por Goya, tem a capacidade de nos mostrar o ambiente como foi no passado e como será no futuro.
O texto não enferma da mania alemã de confundir a qualidade discursiva com o ininteligível, oferecendo ao aluno-leitor uma visão amiga e compreensível do ambiente-paisagem e da sua tutela.

I. Razões da nossa escolha
II. Programa da disciplina
III. O direito do ambiente e a globalização: implicações metodológicas e algumas complexidades dogmáticas
IV. As bases do direito público do ambiente
V. Métodos de ensino-cláusula de progresso pedagógico-científico

Detalhes
Editora Almedina
Coleção Monografias
Categorias
Editora Almedina
Negar Chronopost e Cobrança Não
Autores Luís Filipe Colaço Antunes
Luís Filipe Colaço Antunes

Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade do Porto.


Partilhar
Book Search
Livros dos mesmos Autores Ver Todos
Top Vendas da categoria Ver Todos